Foto: Eduardo Baratto Leonardi/ Prefeitura de Esteio

O prefeito Leonardo Pascoal entregou, na última quarta-feira (25), o pórtico de acesso ao Município de Esteio. Ele foi erguido na intersecção das avenidas Presidente Vargas e Brasil, próximo da travessia sobre o Arroio Sapucaia, no limite com Canoas, onde fica a ponte de ferro que, conforme uma das hipóteses, teria dado o nome à cidade.

A obra teve um investimento de R$ 559,2 mil, recursos provenientes do Governo Federal através do Programa de Apoio a Projetos de Infraestrutura Turística do Ministério do Turismo, com a Prefeitura de Esteio colocando uma contrapartida de R$ 44,7 mil.

O projeto do pórtico foi inicialmente proposto no ano de 2010, sendo anulado dois anos depois, e acabou reapresentado em 2013, mas somente foi sair do papel a partir de 2019. Cabe ressaltar que os valores repassados por Brasília ao Município só poderiam ser utilizados na realização de obras ou serviços de comprovado interesse turístico prevendo, entre seus itens, a construção de pórticos, sendo proibida qualquer outra aplicação.

O novo pórtico tem forma de arco, assim como a histórica estrutura localizada na Rua Eng. Hener de Souza Nunes, atualmente atravessada pelo cercamento da Trensurb. Ele apresenta um comprimento total de 31,92 m, cruzando toda a avenida, vão-livre de 24,22 m, e chega a 9,84 m em seu ponto mais alto, permitindo a passagem de veículos com altura de até 5,1 m.