Foto: La Salle/Divulgação

O Papa Francisco anunciou em junho de 2020 a Universidade do Sentido que integra a Pontifícia Fundação Scholas. Inspirada inspirada por uma nova lógica, a da cultura da escuta, do encontro, da solidariedade e do cuidado ela será pública, gratuita, global, intergeracional, inter-religiosa e multicultural com sede formal na Cidade do Vaticano, mas com micro-sedes distribuídas em universidades confessionais, públicas e privadas nos cinco continentes.

A Universidade La Salle, em Canoas, será a primeira micro-sede brasileira do projeto que propõe uma universidade que leva em consideração as preocupações e as questões das pessoas e a partir dessas mesmas preocupações responde com ensino e pesquisa, que a própria vida leva esses jovens a se colocarem novas questões.

O convênio entre a Pontifícia Fundação Scholas – uma rede internacional idealizada pelo Papa Francisco e que une estudantes de todo o mundo ao redor de um programa educativo – e a Universidade La Salle Canoas – pertencente a Rede La Salle presente em mais de 80 países no mundo – será firmado por meio de um evento virtual na próxima terça-feira (1°). O evento contará com a presença dos diretores mundiais do Scholas, José María del Corral e Enrique Palmeyro, e do Reitor da Universidade La Salle, Prof. Dr. Paulo Fossatti.

Projeto que serão desenvolvidos

Inicialmente, a Universidade do Sentido em Canoas contará com três projetos. O Projeto do Centro Regional de Abrigamento para Mulheres em Situação de Risco e Violência prevê a integração com o espaço de acolhimento com capacidade para 24 mulheres vítimas e seus filhos na região metropolitana de Porto Alegre (RS). No local, elas receberão atendimento especializado interdisciplinar de profissionais do Serviço Social, Psicologia, Enfermagem e Direito, sendo que o Centro de Abrigamento será também uma fonte de pesquisas acadêmicas sobre a violência de gênero. A ação é uma cooperação com a Fundação La Salle, instituição sem fins lucrativos da Rede La Salle.

Também estão previstos para 2021 encontros virtuais com alunos do ensino médio da Rede La Salle e estudantes de Portugal e Moçambique. Alunos do ensino superior, também participarão, atuando como guias nas propostas de trocas e compartilhamentos de discussões/reflexões/partilhas a partir dos temas indicados pelo Pacto Educativo Global, ação do Papa Francisco que propõe uma mobilização global de pessoas e instituições para gerar uma mudança de mentalidade pela educação. Um segundo grupo será formado por alunos e professores da Universidade La Salle para encontros interdisciplinares para reflexões, partilhas e discussões sobre os problemas atuais da comunidade.