Canoas vai ter a 1ÂȘ sede brasileira da universidade criada pelo Papa Francisco

Ela serĂĄ gratuita

O Papa Francisco anunciou em junho de 2020 a Universidade do Sentido que integra a PontifĂ­cia Fundação Scholas. Inspirada inspirada por uma nova lĂłgica, a da cultura da escuta, do encontro, da solidariedade e do cuidado ela serĂĄ pĂșblica, gratuita, global, intergeracional, inter-religiosa e multicultural com sede formal na Cidade do Vaticano, mas com micro-sedes distribuĂ­das em universidades confessionais, pĂșblicas e privadas nos cinco continentes.

A Universidade La Salle, em Canoas, serå a primeira micro-sede brasileira do projeto que propÔe uma universidade que leva em consideração as preocupaçÔes e as questÔes das pessoas e a partir dessas mesmas preocupaçÔes responde com ensino e pesquisa, que a própria vida leva esses jovens a se colocarem novas questÔes.

O convĂȘnio entre a PontifĂ­cia Fundação Scholas – uma rede internacional idealizada pelo Papa Francisco e que une estudantes de todo o mundo ao redor de um programa educativo – e a Universidade La Salle Canoas – pertencente a Rede La Salle presente em mais de 80 paĂ­ses no mundo – serĂĄ firmado por meio de um evento virtual na prĂłxima terça-feira (1°). O evento contarĂĄ com a presença dos diretores mundiais do Scholas, JosĂ© MarĂ­a del Corral e Enrique Palmeyro, e do Reitor da Universidade La Salle, Prof. Dr. Paulo Fossatti.

Projeto que serĂŁo desenvolvidos

Inicialmente, a Universidade do Sentido em Canoas contarĂĄ com trĂȘs projetos. O Projeto do Centro Regional de Abrigamento para Mulheres em Situação de Risco e ViolĂȘncia prevĂȘ a integração com o espaço de acolhimento com capacidade para 24 mulheres vĂ­timas e seus filhos na regiĂŁo metropolitana de Porto Alegre (RS). No local, elas receberĂŁo atendimento especializado interdisciplinar de profissionais do Serviço Social, Psicologia, Enfermagem e Direito, sendo que o Centro de Abrigamento serĂĄ tambĂ©m uma fonte de pesquisas acadĂȘmicas sobre a violĂȘncia de gĂȘnero. A ação Ă© uma cooperação com a Fundação La Salle, instituição sem fins lucrativos da Rede La Salle.

TambĂ©m estĂŁo previstos para 2021 encontros virtuais com alunos do ensino mĂ©dio da Rede La Salle e estudantes de Portugal e Moçambique. Alunos do ensino superior, tambĂ©m participarĂŁo, atuando como guias nas propostas de trocas e compartilhamentos de discussĂ”es/reflexĂ”es/partilhas a partir dos temas indicados pelo Pacto Educativo Global, ação do Papa Francisco que propĂ”e uma mobilização global de pessoas e instituiçÔes para gerar uma mudança de mentalidade pela educação. Um segundo grupo serĂĄ formado por alunos e professores da Universidade La Salle para encontros interdisciplinares para reflexĂ”es, partilhas e discussĂ”es sobre os problemas atuais da comunidade. 

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!