Foto: Jaime Zanatta/GBC

A Prefeitura de Sapucaia do Sul publicou novo decreto municipal nesta terça-feira (1º), adequando os protocolos de prevenção ao novo Coronavírus, conforme determinação do Governo Estadual. Por conta do alto índice de transmissão da doença, o Estado suspendeu a Cogestão pelo período de 14 dias, tendo os municípios das regiões em bandeira vermelha, como o caso de Sapucaia, a adotarem medidas mais restritivas, como a suspensão de eventos sociais, proibição de sistema de autosserviço em restaurantes, restrição de horários no comércio, entre outros. O uso de máscara e de álcool 70%, assim como distanciamento, seguem obrigatórios. As medidas já estão valendo.

Comércio – Permitido, sem restrição de dias, mas com restrição de horário, até 20 horas, e acesso restrito.

Restaurantes, lancherias e bares – Permitido, sem restrição de dias, mas com restrição de horário, até 22 horas. Não é permitido sistema de autosserviço. Clientes somente sentados, com distanciamento de 2 metros entre mesas para grupos de até seis pessoas. Serviço de tele-entrega até as 23 horas.

Espaços de lazer – Permanência proibida em espaços abertos sem controle de público, como praças e ruas, sendo permitido apenas a circulação ou prática de atividade física individual. A utilização de quadras de esporte também está suspensa. Já locais abertos com controle de acesso, como Parque Zoológico, ficam permitidos, vedado alimentação e bebidas.

Eventos sociais, festas infantis, casas de shows – Não permitido.
Atividades de ensino – Permitido o modelo híbrido, mesclando atividades presenciais e on-line, respeitando os protocolos nas atividades presenciais.

Uso de áreas comuns em condomínios e clubes – Proibido uso de brinquedos, salões de festas, piscinas, churrasqueiras compartilhadas, quadras, entre outras áreas comuns.

Reuniões privadas e familiares – Limite máximo de até 10 pessoas, excluídas as crianças até 14 anos.

Cultos e missas – Seguem as medidas da bandeira vermelha, com limite de até 10% da ocupação ou 30 pessoas.