Coronavírus está em 100% dos esgotos de Canoas e Cachoeirinha

Todos os pontos monitorados testaram positivo

O informe do monitoramento ambiental do Coronavírus nos esgotos de Porto Alegre e Região Metropolitana apresenta a presença do vírus em todos os pontos de coleta, referente aos dias 15 e 28 de novembro. Segundo a chefe da Divisão de Vigilância Ambiental do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, Aline Campos, esses resultados apresentados são muito preocupantes, pois apontam a alta propagação do vírus na região.

Nas semanas anteriores, nos arroios da região metropolitana os resultados que predominavam eram os negativos. Porém, na última coleta, desde que começaram, as análises, todas as amostras vindas das Estações de Tratamento de Esgoto e arroios deram positivas. Os municípios de Porto Alegre, Alvorada, Canoas, Cachoeirinha, Gravataí, São Leopoldo e Novo Hamburgo tiveram amostras coletadas.

De acordo com Aline, é fundamental redobrar os cuidados de higiene e distanciamento social neste momento, já que a circulação do vírus está muito alta. O novo boletim de acompanhamento do monitoramento ambiental do Coronavírus, com as informações das coletas, será publicado nesta semana.

A pesquisa é uma parceria entre a Secretaria Estadual da Saúde, diversas instituições do setor ambiental e universidades como a Feevale, UFRGS, Fepam e Departamento de água e Esgotos. esses resultados preliminares, comprovaram a presença do Coronavírus em águas de esgotos domésticos do Rio Grande do Sul.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!