ATENÇÃO: Canoas pode entrar em bandeira preta nas próximas semanas

Canoas está pela quinta semana consecutiva na bandeira vermelha dentro do sistema de distanciamento controlado do governo do Rio Grande do Sul. Porém, a classificação pode mudar para a preta nas próximas semanas.

Quem faz o alerta de mudança é o secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter. Ele justifica isso com o agravamento em alguns dos 11 indicadores que classificam a cor da bandeira. Nessa lista, por exemplo, estão o número de leitos disponíveis na região em que a cidade se encontra no sistema e no número de pacientes recuperados. “Houve um aumento muito grande de pessoas contaminadas e a taxa de transmissão também aumentou muito na região em geral. Outra questão é o fato do aumento de ocupação de leitos clínicos, UTI e UTI não Covid-19. Esses indicadores fizeram subir a média no sistema”, explica.

De acordo com o secretário, Canoas atingiu a marca de 2,24 pontos e, por isso, seguiu na bandeira vermelha. O problema é que a partir da marca de 2,50 pontos, a região passa a ser classificada como bandeira preta. “O fato de as pessoas terem relaxado na questão do isolamento social e nos cuidados, foi o que nos fez aumentar a chance de ir para a bandeira preta. Estamos num patamar acima de dois pontos. Foram raras as vezes que ficamos num patamar acima de dois. As pessoas relaxaram muito e encontros familiares aumentaram a contaminação”, pontua.

Desejo de ficar longe da bandeira preta
Ainda durante entrevista para a Agência GBC, Ritter informou que a prefeitura já planejou algumas medidas para tentar reverter esse quadro. “Suspendemos procedimentos eletivos para aumentar o número de leitos disponíveis e assim atender a mais pacientes dentro do hospital. Vamos dar início a uma nova fase de ações com carros de som nas comunidades para conscientizar as pessoas. Iremos aumentar a fiscalização dos locais que não cumprem os protocolos da bandeira que está em vigor”, finalizou.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!