Foto: Prefeitura Municipal de Canoas/Divulgação

A Prefeitura de Canoas entregou na última quinta-feira (17) a obra da Clínica de Saúde da Família (CSF) Nova Niterói, localizada na rua Quaraí, bairro Niterói. A nova estrutura completamente reformada e ampliada em 97 metros quadrados, entrará em funcionamento nas próximas semanas.

Com o investimento de R$ 437 mil, a reforma na antiga Unidade Básica de Saúde propiciou que a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) ampliasse o número de consultórios para quatro, gerando mais atendimentos em turno estendido. Na CSF Nova Niterói, será possível consultar com médico e dentista, agendar atendimentos e realizar procedimentos ambulatoriais. Além disso, serão oferecidos exames clínicos, testes rápidos, vacinas, tratamento para doenças crônicas, consultas com nutricionista, psicólogo e assistente social.

O prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, ressalta que a administração municipal investiu pesado na qualificação das estruturas físicas das unidades de saúde e hospitais da cidade, contratou profissionais e aumentou a produtividade e a qualidade de atendimentos especializados nos últimos quatro anos. “Priorizamos a modernização e ampliação da saúde básica em Canoas. As Clínicas de Saúde da Família representam mais serviços, especialidades médicas e a possibilidade de fazer, em um só lugar, diversos tipos de atendimento. Desde a inauguração da primeira Clínica de Saúde, em setembro de 2019, abrimos uma nova era na saúde na cidade”, destaca.

O município conta com oito Clínicas de Saúde da Família e o êxito com as entregas das novas estruturas pode ser claramente visto através de dados. Apenas entre outubro e novembro deste ano, a Prefeitura de Canoas inaugurou quatro novas unidades do tipo, contemplando os bairros Guajuviras (CSF Caic), Harmonia (CSF Cerne), Mato Grande (CSF Mato Grande), e desde então, tais clínicas já foram responsáveis por mais de 8,5 mil atendimentos médicos e odontológicos.

Há ainda mais duas unidades com obras avançadas, que devem ser entregues em breve. A CSF Santa Isabel, será inaugurada em novo endereço, maior e com mais serviços, no Centro; e a CFS Prata, que vai beneficiar o bairro Fátima.