Foto: Prefeitura de Canoas/ Divulgação

A Prefeitura de Canoas quer ampliar os locais que oferecem testes de Covid-19. Atualmente, apenas as duas Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e os hospitais da cidade oferecerem os exames. Agora, as 28 Unidades Básicas de Saúde (UBS) também deverão entrar na lista para fazer as testagens.

A expectativa da prefeitura é que os testes cheguem nas UBSs a partir do dia 20 de janeiro. Na última semana, a prefeitura aderiu a um processo de compra liderado pelo Consórcio Público de Municípios do Extremo Sul. Foram adquiridos 20 mil unidades de testes rápidos, 10 mil kits de coleta RT-PCR e dois mil testes rápidos de detecção de antígeno, que é considerado de alto nível de confiabilidade. O valor pago foi de R$ 480 mil.

Enquanto a carga não chega, as equipes vão passar por treinamento nos próximos dias, para aplicar os exames. Atualmente, quem apresenta sintomas de coronavírus tem que procurar as UBS, para eventual encaminhamento para as UPAs que fornecem o exame ou para os hospitais da cidade.