Para combater CoronavĂ­rus, Prefeitura de Canoas vai testar mais pessoas e abrir novos leitos de UTI

A expectativa é testar mais de 50 mil pessoas até abril

A Prefeitura de Canoas apresentou as medidas adotadas nos primeiros dias de gestĂŁo e o plano de ação de combate ao coronavĂ­rus, na primeira reuniĂŁo do Conselho de Enfrentamento Ă  Pandemia, realizada na manhĂŁ desta quarta-feira (13). As açÔes abrangem a ampliação da testagem da população e a elaboração do plano municipal de imunização, o que atĂ© o final de dezembro nĂŁo tinha sido encaminhado pela gestĂŁo anterior. Para a prĂłxima semana estĂĄ previsto o anĂșncio de um novo decreto, que deverĂĄ compilar e simplificar as regulamentaçÔes em um Ășnico documento.

Na abertura, o prefeito Jairo Jorge agradeceu o esforço empreendido por todas as instituiçÔes, e defendeu uma flexibilização segura, que equilibre economia e saĂșde. “De acordo com os indicadores, o momento atual Ă© grave, mas isso nĂŁo nos abate e nem retira de nĂłs a determinação de enfrentar e vencer essa pandemia. Isso sĂł exige mais atenção e esforço por parte do poder pĂșblico, e tambĂ©m da prĂłpria sociedade. NĂŁo temos os mesmos recursos financeiros dos paĂ­ses europeus. Temos dificuldades e o setor produtivo e os trabalhadores pagaram um preço muito alto atĂ© agora. Por isso, temos que manter os empregos, adotando um sistema menos rĂ­gido, mas compatĂ­vel com a saĂșde e a segurança da população”, declarou.

 Falta de testes e plano de contingĂȘncia desatualizado

Um diagnĂłstico do cenĂĄrio encontrado pela atual gestĂŁo foi apresentado pelo secretĂĄrio municipal de Governança e Enfrentamento Ă  Pandemia e presidente do Conselho, Felipe Martini, e pelo secretĂĄrio municipal da SaĂșde, Maicon Lemos. Os problemas incluem falta de testes para Covid-19, dados epidemiolĂłgicos nĂŁo informatizados e nĂșmero de leitos de UTI Covid inferior ao informado pela antiga gestĂŁo, alĂ©m de leitos nĂŁo habilitados para recebimento de recursos federais.

Outras situaçÔes preocupantes tratam do funcionamento da central de preparo e armazenamento das amostras em local inapropriado e insalubre, ausĂȘncia de planejamento para compra dos insumos necessĂĄrios Ă  imunização dos canoenses e plano de contingĂȘncia para o enfrentamento da Covid-19 desatualizado – a Ășltima versĂŁo foi publicada em 16 de outubro de 2020. “Estamos informatizando o sistema de dados para dar agilidade na divulgação das informaçÔes referentes Ă  pandemia, o que nĂŁo existe hoje. A Prefeitura de Canoas estava em um voo cego e nĂłs precisamos devolver transparĂȘncia no trato ao combate da pandemia”, afirmou Martini.                                                                        

Realização de 55 mil testes até abril

A meta Ă© realizar 55 mil testes atĂ© o mĂȘs de abril, nĂșmero prĂłximo do que foi realizado em todo o ano passado no municĂ­pio. O secretĂĄrio da SaĂșde afirmou, ainda, que o plano de imunização jĂĄ estĂĄ em elaboração. AlĂ©m de aperfeiçoar o sistema de informaçÔes, a Prefeitura deverĂĄ lançar o mapa de contĂĄgio, com identificação dos casos de Covid-19 por bairro.

“Estamos atentos ao olhar de todos para podermos construir um plano de enfrentamento de acordo com a realidade do municĂ­pio de Canoas. Essa Ă© a premissa bĂĄsica. A demanda serĂĄ grande e temos que dar conta. Precisamos estar preparados para toda a logĂ­stica de transporte e conservação das vacinas que estiverem disponĂ­veis”, ponderou Lemos. Nos prĂłximos dias, o municĂ­pio adotarĂĄ um protocolo de funcionamento e de enfrentamento ao coronavĂ­rus a ser adotado por todas as unidades de saĂșde. Outra ação diz respeito ao lançamento da Cartilha Covid-19, a ser publicada no site e nas redes sociais da Prefeitura, informando, de forma didĂĄtica, o avanço no tratamento e enfrentamento da pandemia, com atualizaçÔes semanais.

AçÔes em andamento

Ampliação de 15 novos leitos de UTI Covid-19 nos hospitais e manutenção dos jå habilitados, totalizando 58 nos primeiros dias de gestão.

TransparĂȘncia total a respeito da situação pandĂȘmica na cidade, atravĂ©s da construção de boletins e mapas epidemiolĂłgicos.

Elaboração do Mapa Epidemiológico, que permitirå a identificação e o monitoramento de casos por bairro.

Novo decreto

Com o novo decreto que estĂĄ sendo elaborado, a Prefeitura de Canoas pretende compilar as regulamentaçÔes em Ășnico documento e simplificar a linguagem para permitir uma melhor compreensĂŁo. Dos 50 decretos existentes hoje, 46 estĂŁo vigentes, segundo o procurador-geral CĂ©sar Palma. “É um anseio de todas as ĂĄreas entender o que Ă© permitido ou nĂŁo”, destacou.

Em suas falas, os representantes das entidades que compĂ”em o Conselho de Enfrentamento Ă  Pandemia apontaram, justamente, a dificuldade de compreensĂŁo das regras em função do grande nĂșmero de normas e da complexidade das informaçÔes.

A reunião do Conselho contou com a participação de representantes da CDL, CICS, Simecan, Sindilojas, Consepro, Somedica, Universidade La Salle, Uniritter, Ulbra, Canoas Shopping, ParkShopping e OAB Canoas, além do infectologista Rodrigo Machado e do epidemiologista Elson Farias.

Plano de ação da gestão

Ampliação da testagem da população, com a aquisição imediata de 20 mil testes råpidos, 10 mil kits de coletas para RT-PCR e 2 mil testes de antígeno, com investimento de R$ 479 mil, e ampliação dos locais de coleta;

Atualização do Plano de ContingĂȘncia para o enfrentamento da Covid-19.

Plano Municipal de Imunização Covid-19 e aquisição imediata dos insumos necessårios para vacinação (500 mil seringas e agulhas).

Projeto Aglomera Não!, que visa orientar, prevenir, monitorar e diminuir os efeitos da pandemia de modo geral. As açÔes contarão com equipes volantes, medição de temperatura, testes e visitas aos estabelecimentos comerciais.

Novas instalaçÔes da Central de Preparo e Armazenamento dos testes em local adequado no Hospital Municipal de Canoas (HU) e revisão do fluxo de trabalho.

Informatização do processo de levantamento dos dados epidemiológicos, dando agilidade na divulgação das informaçÔes.

Criação de plataforma para acesso de usuårios aos resultados dos exames de Covid-19 e orientaçÔes, em parceria com o Canoastec.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!