Domingo de fiscalização e policiamento reforçado na Praia do Paquetá, em Canoas

Um dos objetivos era evitar aglomerações na Prainha

A Guarda Municipal de Canoas, a Brigada Militar e a Diretoria de Trânsito da Prefeitura realizaram uma operação integrada na Praia de Paquetá neste domingo (17).  Segundo as guarnições, a ação tinha como objetivo preservar vidas e assegurar o cumprimento dos protocolos sanitários de prevenção à Covid-19.

O reforço na fiscalização e na orientação aos canoenses se deve ao aumento significativo da circulação de pessoas no local, o que tem causado aglomerações, principalmente nos finais de semana.

De acordo com o secretário da Segurança Pública de Canoas, delegado Emerson Wendt, o foco da operação foi orientar a população sobre a importância de evitar aglomerações, de utilizar a máscara de proteção de forma correta e de seguir as demais regras para evitar que os casos de coronavírus aumentem em Canoas.

“O objetivo da Prefeitura de Canoas é salvar vidas e preservar a economia do município. Por isso, atuamos em diferentes frentes, partindo da segurança pública para preservar a saúde dos moradores e visitantes. A orientação à população é fundamental para que continuem seguindo os protocolos de distanciamento social, garantindo a segurança de si mesmos, de familiares, amigos e de todos os canoenses”, destaca o delegado Emerson.

Segundo o responsável pela Guarda Municipal na operação, Carlos Ademir Fagundes, 68 veículos foram abordados, um deles foi recolhido e 86 pessoas foram orientadas. A cada meia hora, também houve ronda nos estabelecimentos comerciais.

“Todos temos responsabilidade na luta contra o coronavírus e é preciso lembrar as pessoas sobre o seu papel. Todos que foram abordados concordaram em seguir as orientações e, assim, foi possível evitar aglomerações”, ressalta Sampaio.

O responsável pela Brigada Militar, sargento Carlos Roberto Oliveira de Vargas, pontua que a operação integrada foi organizada para evitar que cenas de aglomeração como as registradas no último domingo (10) se repitam.

“Hoje, estamos com toda a nossa força de ação aqui. Temos o policiamento ostensivo terrestre, a força tática, a cavalaria da BM e a Brigada Ambiental, que utilizou uma embarcação para fiscalizar jet ski e outras embarcações que navegam no Rio dos Sinos ou aportam às margens da praia”, ressalta o sargento.

Moradores da Praia de Paquetá comemoram a iniciativa

Para os moradores da Praia de Paquetá, a operação integrada foi motivo de comemoração: “Hoje teremos um dia de paz”, celebra Erli Correia Lacerda, que mora no local há 15 anos.

A moradora Marlene Eanosqi comenta que muitas pessoas que frequentam a Praia de Paquetá não respeitam as regras de distanciamento social. “Para quem vive aqui, é difícil ver as aglomerações e o desrespeito que muitos têm. A pandemia ainda não acabou né, precisamos nos preservar ainda e cuidar dos espaços públicos, afirma.

O casal Paulo Silva de Oliveira e Sandra Correia Lacerda também comemorou a operação. Para eles, é fundamental que as pessoas sigam as regras para que o comércio do local não precise fechar. “No último domingo tinha muita gente aqui na prainha. Temos medo de que daqui a pouco o comércio tenha que fechar de novo por causa do aumento dos casos de coronavírus. As pessoas aqui dependem do comércio local, por isso temos que seguir as regras”, destaca Paulo.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!