Foto: Divulgação

O Governo do Estado assinou um estudo de viabilidade com a empresa HyperloopTT, na tarde desta terça-feira (20). O estudo é para implementar o Hyperloop, uma espécie de Trem-Bala, que viaja a 1.200Km/h, que ligaria Porto Alegre a Caxias do Sul, em um trajeto que levaria apenas 15 minutos.

Este estudo é o primeiro projeto da empresa na América Latina e conta com o apoio da UFRGS. A estimativa é que o estudo esteja pronto entre maio e junho ainda deste ano. “É uma alternativa economicamente viável, segura e sustentável. Um estudo ousado e sabemos que haverá críticos, mas o Estado seguirá apostando na capacidade inovadora”, afirmou Eduardo Leite.

Segundo o Secretário de Inovação e Tecnologia, Luís Lamb, informações como o custo e rota do transporte serão informados após a conclusão do estudo.

O Sistema do Hyperloop funciona com tubos de vácuo com amortecedores magnéticos. Os tubos evitam a desaceleração pela pressão do ar ou pelo atrito das rodas com os trilhos, o que o torna mais rápido e eficiente. “A cápsula levita dentro do tubo em um ambiente de baixa pressão, é um sistema sustentável e lucrativo”, explica o CEO e fundador da HyperloopTT, Dirk Ahlborn.