Leite manda fazer estudo para trem-bala no RS

O veĂ­culo viaja a 1.200km/h

O Governo do Estado assinou um estudo de viabilidade com a empresa HyperloopTT, na tarde desta terça-feira (20). O estudo é para implementar o Hyperloop, uma espécie de Trem-Bala, que viaja a 1.200Km/h, que ligaria Porto Alegre a Caxias do Sul, em um trajeto que levaria apenas 15 minutos.

Este estudo Ă© o primeiro projeto da empresa na AmĂ©rica Latina e conta com o apoio da UFRGS. A estimativa Ă© que o estudo esteja pronto entre maio e junho ainda deste ano. “É uma alternativa economicamente viĂĄvel, segura e sustentĂĄvel. Um estudo ousado e sabemos que haverĂĄ crĂ­ticos, mas o Estado seguirĂĄ apostando na capacidade inovadora”, afirmou Eduardo Leite.

Segundo o Secretårio de Inovação e Tecnologia, Luís Lamb, informaçÔes como o custo e rota do transporte serão informados após a conclusão do estudo.

O Sistema do Hyperloop funciona com tubos de vĂĄcuo com amortecedores magnĂ©ticos. Os tubos evitam a desaceleração pela pressĂŁo do ar ou pelo atrito das rodas com os trilhos, o que o torna mais rĂĄpido e eficiente. “A cĂĄpsula levita dentro do tubo em um ambiente de baixa pressĂŁo, Ă© um sistema sustentĂĄvel e lucrativo”, explica o CEO e fundador da HyperloopTT, Dirk Ahlborn.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!