NA PRÓXIMA MADRUGADA: pacientes com Coronavírus de Porto Velho devem chegar em Canoas

Eles ficarão internados no Hospital Universitário

Canoas vai receber pacientes clínicos vindos de Porto Velho, Capital de Rondônia. Os pacientes chegarão na madrugada da próxima sexta-feira (29). O prefeito de Porto Velho afirmou no último sábado (23) que todos os leitos de Covid-19, do município, estão lotados.

Alguns dos pacientes de Porto Velho já chegaram ao Rio Grande do Sul ao longo da semana, porém ficaram instalados em Porto Alegre.

No total, o Rio Grande do Sul vai receber 50 pacientes que além de Canoas também serão enviados a hospitais de Porto Alegre. “A solidariedade não tem distância nem fronteiras. Atendendo pedido do Ministério da Saúde, vamos receber, na terça-feira, 50 pacientes clínicos de coronavírus de Rondônia, que deverão ser internados em hospitais de Porto Alegre e Canoas”, disse o governador em exercício, Ranolfo Vieira Júnior, nas redes sociais.

Dos 50 pacientes, 20 serão enviados para o Hospital Universitário de Canoas. Os outros 30 ficarão em Porto Alegre – 10 no Grupo Hospitalar Conceição, 10 no Hospital de Clínicas e 10 no Hospital Vila Nova. A Secretaria Estadual da Saúde (SES) organiza uma operação de transferência desde o aeroporto Salgado Filho, na capital, onde os pacientes devem desembarcar, até os hospitais. “Somos todos brasileiros, somos todos SUS, que prevê o atendimento a todos os cidadãos. Então, neste sentido, o RS é solidário e se coloca à disposição do Estado de Rondônia para poder recepcionar, tratar e recuperar pacientes Covid. Agradeço também aos gestores municipais e aos hospitais que estão colocando leitos à disposição para poder oferecer tratamento de qualidade para os rondonienses”, disse a secretária da Saúde, Arita Bergmann.

A decisão foi tomada entre a SES e a secretarias municipais de Saúde das cidades que vão receber os pacientes. “São pacientes clínicos que precisam de oxigênio e de outras demandas. O governo de Rondônia quer se precaver e evitar que esses pacientes acabem na UTI, porque o Estado vive uma situação de pré-colapso. Se forem para UTI, é possível que não recebam atendimento adequado”, explicou o diretor do Departamento de Regulação Estadual, Eduardo Elsade.

Os pacientes ocuparão leitos de enfermaria – há possibilidade, no entanto, de que o quadro venha a evoluir e que precisem de leitos de UTI. Mesmo assim, o diretor de Regulação Estadual garante que o RS está preparado para receber as pessoas. “Temos condições de suportar um eventual aumento de demanda e não temos receio em aceitar esses pacientes, colaborando com os Estados do Norte, que estão em dificuldade neste momento”, garantiu Elsade.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!