Foto: Alisson Moura/Prefeitura de Canoas/Divulgação

A Prefeitura de Canoas anunciou que o município passará a contar com 25 novos leitos de UTI Covid-19 nos próximos dias. Destes, 10 serão disponibilizados no Hospital Nossa Senhora das Graças e 15 no Hospital Universitário. Segundo a prefeitura, com esse acréscimo, o número de leitos de terapia intensiva exclusivos para pacientes com coronavírus passará de 49 para 74.

De acordo com a prefeitura, os novos leitos no Hospital Nossa Senhora das Graças serão inaugurados na próxima sexta-feira (5), enquanto os do Hospital Universitário devem começar a funcionar na próxima semana.

A Prefeitura lembra que recentemente, em 27 de janeiro, a capacidade da rede hospitalar de Canoas para casos de Covid-19 já havia passado por uma ampliação, com a abertura de seis novos leitos de UTI e nove de enfermaria no Hospital de Pronto Socorro. Na ocasião, o número de leitos de enfermaria para pacientes com coronavírus, utilizados para retaguarda das áreas da emergência, UTI e internação, aumentou de 70 para 79.

Segundo a administração municipal, para reforçar o atendimento e viabilizar a abertura de novos leitos foram contratados profissionais de saúde, entre eles médicos e equipes de enfermagem. Os equipamentos instalados são provenientes do governo do Estado e das próprias instituições hospitalares.

“A abertura desses leitos se deve ao esforço do município juntamente com os hospitais locais, com o apoio também do governo do Estado e do Ministério da Saúde. Uma mobilização em tempo recorde para que pudéssemos ampliar um quantitativo de leitos significativo em um curto espaço de tempo”, ressalta o secretário municipal da Saúde, Maicon Lemos.