24.4 C
Canoas
30 de janeiro de 2026

Sem vacina, professores de Canoas podem entrar em greve

Categoria se reúne nos próximos dias para definir se entrará em greve

Bruno Lara | brunolara@agenciagbc.com

(window.CE_API || (window.CE_API=[])).push(function(){ CE2.converted("d85159b7-2ca0-41ee-869b-f9f00f0d9f7a"); });

A reunião do Sindicato dos Profissionais em Educação de Canoas (Sinprocan) ainda não tem data marcada para acontecer, mas, segundo o presidente Júlio César Rodrigues dos Santos, ocorrerá de forma virtual e depois do feriado de Carnaval. “Estamos aguardando o retorno das férias. Vamos conversar com a categoria sobre a possível greve”, garante.

(window.CE_API || (window.CE_API=[])).push(function(){ CE2.converted("40c9057e-db90-4322-9740-65b6134de93d"); });

Após o anúncio de volta às aulas pela secretaria da Educação, um movimento de professores mesmo sem assembleia do sindicato tomou a cidade convocando greve se os profissionais não forem vacinados contra a Covid-19 antes do retorno. O Sinprocan solicitou ao Executivo a priorização da categoria na fila da vacina e uma reunião com a Secretaria Municipal da Educação (SME) está marcada para a próxima quinta-feira (11).

O calendário de retorno das escolas deve ocorrer no modelo híbrido, alternando entre aulas presenciais e online. A educação infantil retorna primeiro, no dia 22 de fevereiro. Em seguida, no dia 1 de março, os estudantes do 6 ao 9 ano do ensino fundamental. Por fim, no dia 8 de março, os alunos do 1 ao 5 ano do ensino fundamental.

(window.CE_API || (window.CE_API=[])).push(function(){ CE2.converted("4b5b0609-0558-4f9e-ab7e-4bcdcc8390c0"); });

Segundo a SME, toda comunidade escolar deve seguir protocolos de distanciamento social, sem aglomerações, com máscara, aferição de temperatura e higiene constante das mãos.

A presidente do Sindicato dos Municipários de Canoas (SIMCA), Teresinha Antqueviezc Pruciano, esteve em reunião com a secretária da Educação, Sônia Maria Oliveira da Rosa, e recebeu a garantia de que os protocolos serão seguidos pelas escolas. “Temos que aguardar para ver se não vai haver o cumprimento do que foi prometido para os profissionais e crianças”, defende.

Agência GBC
Agência GBC
A Agência GBC é um portal de notícias administrado pelo Grupo Brasil de Comunicação. Com sede em Canoas, no Rio Grande do Sul, a equipe cobra fatos locais, regionais e nacionais.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS