Mais de 500 moradores de Canoas serão testados para o Coronavírus neste final de semana

A Guarda Municipal vai acompanhar a testagem

A prefeitura de Canoas anunciou que entre esta sexta-feira (5) e 8 de fevereiro, a cidade receberá mais uma etapa do estudo de Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19 no Rio Grande do Sul (Epicovid-19 RS), que estima o número de casos de coronavírus na população gaúcha. Os pesquisadores visitarão 500 residências na cidade.

Segundo a prefeitura, a nona etapa do estudo traz um diferencial em relação às anteriores: a inclusão de um novo teste de anticorpos para a Covid-19, além dos testes rápidos e entrevistas que já fazem parte dos procedimentos de coleta de dados. O método de testagem, desenvolvido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), apresenta maior precisão (acima de 90%) para identificar a presença de anticorpos para a doença, mesmo em casos mais antigos de infecção.

De acordo com a administração municipal, a pesquisa seguirá o mesmo funcionamento das fases anteriores. Entrevistadores coordenados pelo Instituto de Pesquisa e Opinião (IPO) visitarão as casas de 4,5 mil famílias em nove cidades gaúchas e convidarão os moradores a realizar os testes e responder a um breve questionário sobre a ocorrência de sintomas e acesso a serviços de saúde.

Segundo a Prefeitura, em Canoas, serão 90 entrevistadores, entre eles alunos dos cursos de graduação e pós-graduação dos cursos da área da saúde de universidades da região, como Unisinos, La Salle e Ulbra. Todos estarão identificados com jaleco. A Guarda Municipal de Canoas acompanhará o trabalho dos entrevistadores, com o intuito de garantir a segurança do grupo e da população.

A professora do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Unisinos e coordenadora da Epicovid em Canoas, a médica sanitarista Maria Letícia Ikeda alerta para a importância de a população receber os entrevistadores e participar do estudo. “Entender a dinâmica da pandemia nos permite subsidiar os governos para a adoção de medidas de prevenção”, explica.

Como são as visitas

As casas que recebem as visitas e o morador que irá fazer o teste são escolhidos por sorteio. Todos os agentes da pesquisa recebem treinamento especializado em cuidados de segurança à saúde. São dois testes: o teste rápido e o do tipo Elisa, desenvolvido pela UFRJ. Ambos detectam a presença de anticorpos, que são as defesas que o organismo produz contra o vírus, depois de sete a dez dias do momento do contágio. Antes desse período, o resultado do teste pode ser negativo mesmo que a pessoa tenha contraído o vírus. Para os exames, o entrevistador coleta amostra de sangue (gotas) da ponta do dedo do participante. Em caso de resultado positivo, agentes da Vigilância em Saúde irão entrar em contato para orientar o morador sobre os procedimentos a serem adotados.

Sobre a Epicovid-19

Único estudo populacional sobre coronavírus a realizar oito fases de acompanhamentos com a população das mesmas cidades, a Epicovid-19 é coordenada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e pelo governo do Estado. O objetivo é estimar o percentual de gaúchos infectados pela Covid-19, avaliar a velocidade de expansão da infecção, fornecer indicadores precisos para cálculos da letalidade e determinar o percentual de infecções assintomáticas ou subclínicas. Uma nova etapa está prevista para abril, ainda sem data definida.

“A pesquisa Epicovid é um dos maiores estudos na América Latina para a busca do entendimento do comportamento da pandemia em nosso país. É através da ciência que chegamos nas vacinas e que buscaremos medidas para melhor lidar com esta nova doença do século”, destaca o secretário municipal da Saúde, Maicon Lemos. 

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!