Jairo e Leite devem ir à Brasília pra evitar perda de dinheiro com venda da REFAP

Perda de ICMS pode ser de 30% na arrecadação de todo o município

Bruno Lara (política) | [email protected]

O prefeito de Canoas se reuniu na quinta-feira (4) para discutir diversas pautas com o governador Eduardo Leite (PSDB). Jairo Jorge (PSD) pediu ajuda para evitar perda de arrecadação no processo de privatização da Refinaria Alberto Pasqualini (Refap). No entendimento do prefeito a perda não é só para a cidade, mas para todo o Rio Grande do Sul.

Canoas arrecada cerca de R$ 439 milhões de ICMS por ano, imposto que incide sobre a circulação de produtos e serviços no país. Em valores absolutos, a mudança pode significar uma perda de R$ 110 milhões por ano, o que representa 30% da arrecadação. Esse recurso é parte importante do caixa do município, utilizado no desenvolvimento da educação básica, valorização dos profissionais da educação, na saúde, segurança, esporte, cultura, entre outros investimentos.

O impacto no imposto é em função de um anúncio do Grupo Ultra, que deve adquirir a Refap em 2021, de que fazia mais sentido economicamente utilizar o espaço apenas como estoque e parar a produção. Prefeito e governador devem ir à Brasília ainda este mês pedir para que o grupo Ultra, que deve adquirir a Refap 2021, continue com a produção na cidade. “Tenho uma avaliação muito positiva da gestão do governador e ele terá Canoas como parceira sempre. Juntos vamos trabalhar pelo desenvolvimento de nossa cidade”, defendeu Jairo.

Também está nos planos do prefeito a ampliação das linhas de integração com o trem, movimento que depende da aprovação da Metroplan. “Queremos retomar a integração dos ônibus com a Tresurb. A ideia da Prefeitura é criar linhas rápidas e alternativas para facilitar a vida dos canoenses e tornar o transporte coletivo mais eficiente e acessível. Ampliar a integração é um compromisso com a retomada do desenvolvimento econômico de Canoas”, defende Jairo Jorge.

Além do transporte e da Refap, alterações no Modelo de Distanciamento Controlado, novos leitos de UTI Covid para Canoas e a vacinação dos professores da rede pública municipal também estiveram na pauta.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!