Ex-prefeito de Canoas, Busato deve ser anunciado como secretário de Leite nos próximos dias

Busato está entre duas secretarias da gestão de Leite

O ex-prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato (PTB), deve voltar ao cenário político nos próximos dias. A coluna apurou que Busato deve assumir a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Governo do Estado.

A dúvida está entre a secretaria de Obras, que já ocupou de 2011 a 2014, ou a secretaria de Meio Ambiente. A negociação ainda não está fechada em função de outros acordos políticos importantes. O ex-prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Jr (PSDB), é outro nome que deve compor a gestão de Eduardo Leite. Ele deve ocupar a pasta de desenvolvimento econômico, que está na Assembleia Legislativa em processo de desmembramento.

Reunião da executiva do PTB com o governador Eduardo Leite, no Palácio Piratini. Divulgação/Gabinete do Deputado Dirceu Franciscon (PTB).

A Executiva do PTB se reuniu com o governador Eduardo Leite no dia 4 de fevereiro para tratar sobre o assunto. Arthur Lemos deixou o meio ambiente para virar Chefe da Casa Civil. Ele estava na reunião junto com o vice-governador Delegado Ranolfo; o secretário de articulação e apoio aos municípios Agostinho Meirelles; e o deputado federal Marcelo Moraes.

Natural de Cacador/AC, Busato é arquiteto e tem 72 anos. Sua vida política foi marcada por saltos importantes, mas começou tarde. Antes disso foi professor universitário, funcionário público concursado durante 10 anos e outros 15 anos atuando na Construtora Busato & Loticci.

Quadro importante do PTB, ele começou como secretário de Planejamento Urbano de Canoas em 2004 durante a gestão de Marcos Ronchetti (PSDB). Já em 2004 foi eleito vereador e logo em seguida, dois anos depois, deputado federal por três mandatos. Se licenciou para ser secretário de obras do estado durante a gestão de Tarso Genro (PT) até 2014. Em 2016 foi eleito prefeito de Canoas. No ano passado Busato conheceu a primeira derrota da vida pública nas urnas para o atual prefeito Jairo Jorge (PSD).

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!