A Vigilância Sanitária Municipal apreendeu 2.741 kg de alimentos impróprios para o consumo e comercialização, em dois supermercados no bairro Mathias Velho, em Canoas, na última segunda-feira (8). A ação foi conjunta com a Delegacia de Polícia de Proteção ao Consumidor e Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS).
No primeiro supermercado, localizado na avenida Liberdade, foram apreendidos 1.859 Kg de carne bovina e suína sem procedência e indevidamente processadas, embaladas, refrigeradas e armazenadas em ambientes com péssimas condições de higiene. O estabelecimento não possuía alvará sanitário para exercer as atividades de supermercado e foi totalmente interditado pelos órgãos sanitários.
O segundo supermercado, localizado na avenida Rio Grande do Sul, foram apreendidas 882 Kg de salsicha, mortadela, presunto derivados de leite, castanhas e geleias, sem especificação de origem. Os responsáveis pelo local foram orientados pelos agentes sanitários a corrigir essas irregularidades.
Segundo a Delegacia de Polícia de Proteção ao Consumidor, o objetivo dessas fiscalizações foi de garantir que sejam disponibilizados à população alimentos seguros, próprios para o consumo e benéficos para a saúde. Os responsáveis pelos estabelecimentos comerciais, identificados durante a fiscalização, poderão ser enquadrados por delito contra as relações de consumo.