Policiais do 33° Batalhão de Polícia Militar (33° BPM) receberam um alerta de que um Fiat Uno estava assaltando estabelecimentos e pedestres em Esteio durante a noite da última sexta-feira (12). Durante patrulhamento em Sapucaia do Sul, próximo a divisa entre as duas cidades, eles ouviram disparos de arma de fogo.
Minutos depois, os policiais encontraram uma vítima dos criminosos. Ela relatou ter sido assaltada e que eles atiraram em sua direção. O veículo foi visto andando em alta velocidade em uma área próxima e os policiai começaram a perseguição. Houve troca de tiros com os criminosos e um deles foi atingido.
Durante a fuga, o bandido que dirigia o veículo colidiu em um poste na Avenida Rio Grande, em Esteio. Os três foram presos e identificados. Durante buscas no veículo, os policiais encontraram um homem amarrado e com diversas lesões. Ele relatou ter sido rendido pelo trio de assaltantes em Canoas e mantido como refém. Também foram localizados os pertences das vítimas, um revólver com munições deflagradas e um simulacro de pistola.
Um homem de 23 anos foi preso e dois menores de 16, apreendidos. A ocorrência foi registrada na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Canoas.