Um asilo do bairro Mathias Velho, em Canoas, foi interditado na última quarta-feira (17). De acordo com a prefeitura, ele estava em situação irregular.
Segundo a Coordenadoria do Idoso, a instituição não possuía o alvará sanitário necessário, além de manter 18 idosos no local, que tem capacidade para 14 apenas. O local teria recebido dois novos moradores enquanto estava em quarentena, após ter confirmado casos positivos de covid-19, além de manter idosos acamados sem autorização. Na ação de hoje, foi realizada uma série de testes RT-PCR, em todos os idosos, e quatro novos casos positivos foram confirmados. São, até o momento, seis casos confirmados de Covid-19.
Conforme as autoridades, o local será interditado parcialmente (por 90 dias), até que os donos consigam se adequar para adquirir novo alvará, seguindo as normas necessárias. Os familiares dos idosos residentes na casa geriátrica foram avisados pela prefeitura, para que possam retirá-los do local. Eles estão recebendo uma relação de lares que seguem as medidas sanitárias e têm alvará.