BANDEIRA PRETA: Jairo não descarta lockdown em Canoas e anuncia mais 20 leitos de UTI

Jairo disse que o município não pretende recorrer decisão do Estado

O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, fez uma transmissão ao vivo pelas redes sociais no final da noite da última sexta-feira (19). Ele comentou o anúncio do Governo do Estado de que a cidade entrou na bandeira preta dentro do sistema de distanciamento controlado.

De acordo com o prefeito, o município não vai representar recurso. “Não vamos recorrer dessa decisão, entendemos a gravidade”, ressaltou. A decisão é que a cidade seguirá fazendo a cogestão do sistema. Na prática, mesmo com a bandeira preta, o município poderá seguir com regras da vermelha.

Porém, Jairo comentou que não descarta um lockdown nos próximos dias. “Eu pessoalmente entendo que se nós chegarmos à próxima sexta-feira com esse quadro como estamos, aí acredito que nós devemos seguir o protocolo mais restritivo que é a bandeira preta. Bandeira preta é lockdown.” O prefeito reforçou que essa sempre será “uma medida bem pensada, definida, mas que é muitas vezes necessária diante do agravamento e das dificuldades.”

Medidas de combate ao avanço da pandemia

“Não vamos cruzar os braços”, afirmou Jairo ao anunciar diversas medidas de combater o avanço da pandemia na cidade. Uma delas é a abertura, já no próximo domingo (21), de quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS) das 8h às 20h para atender pacientes com sintomas da Covid-19. São elas: UBSs Guajuviras, União dos Operários, antiga UPA Niterói e UPA do Idoso, no Rio Branco.

Outra medida será abertura de mais leitos de UTI. “Vamos abrir mais 20 leitos de UTI no Hospital Nossa Senhora das Graças a partir da próxima segunda-feira. Quando eu assumi, eram 43. Agora, serão mais 51 leitos a mais. Saímos de 43 e vamos chegar a 94 leitos. Mais que dobramos os leitos de UTI nesse período de 50 dias. Isso é fundamental.” Junto com esses 20, serão abertos mais 75 leitos clínicos nos próximos dias, sendo que 30 serão no Hospital Universitário (HU). “Estamos trabalhando, já tinha anunciado isso, que até o final de fevereiro teremos mais 45 novos leitos clínicos no Hospital Nossa Senhora das Graças.”

Jairo também anunciou a aberta da UPA Covid. Ela ficará na estrutura da antiga UPA Caçapava, no bairro Mathias Velho. “Nós vamos reabrir a UPA Caçapava nos próximos dias. Estamos já mobilizando as equipes. Ela fica ao lado do Hospital de Pronto Socorro.” No local, o atendimento será exclusivo para pacientes com sintomas de coronavírus.

“Talvez seja o momento mais difícil desde o inicio da pandemia que nós vamos enfrentar, mas temos que enfrentar com fé, esperança. Nós temos que ter atitude. Temos que olhar para frente, com otimismo. Vamos vencer a pandemia”, reforçou Jairo ao pedir que a população siga com os cuidados básicos de prevenção e que evitem aglomerações. “Vamos trabalhar para que a na próxima semana a gente não tenha bandeira preta e volte para vermelha”, finalizou.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!