Foto: Divulgação

A Prefeitura de Canoas anunciou, nesta segunda-feira (22), que fechou uma parceria com a empresa de data center O Quântico. A instituição vai investir mais de R$ 400 milhões ao longo dos próximos 10 anos na construção de uma estrutura no Parque de Inovação da cidade. O empreendimento deve gerar mais de 300 empregos diretos e indiretos.

O prefeito Jairo Jorge destaca que a parceria é estratégica. “Esse será um dos maiores empreendimentos de tecnologia do país. Além do grande investimento, ainda vai ajudar muitos canoenses a conseguirem emprego” afirmou.

Conforme a secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Simone Sabin, parcerias deste nível com a iniciativa privada são importantes para melhorar a economia da cidade. “Estamos buscando empresas que gerem emprego e renda para a população, fortalecendo a economia local e estimulando a inovação em Canoas” destacou.

O Quântico é uma empresa de data center, um ambiente projetado para abrigar servidores e outros componentes como sistemas de armazenamento de dados e ativos de rede. Segundo o diretor de operações da empresa, Gustavo Dal Molin, Canoas é uma cidade que está despontando no cenário da inovação. “A escolha por Canoas se deu pelo esforço da prefeitura em inserir a cidade no cenário tecnológico mundial, e pela nossa estratégia de descentralizar esses serviços do eixo Rio/SP, com o objetivo de atender toda região sul do Brasil e outros países vizinhos do RS”, revelou.

A Prefeitura será parceira da entidade e ajudará com a cedência de um terreno. O início da operação está previsto para 2022, mas a primeira fase das obras será concluída ainda neste ano.