100% DE OCUPAÇÃO: Jairo diz que Canoas não tem mais leitos de UTI

O prefeito pediu para a população respeitar o horário de fechamento do comércio que passa a ocorrer às 20h a partir desta terça-feira

Em Live realizada no inicio da noite desta terça-feira (23), o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, comentou sobre a situação que Canoas se encontra devido a pandemia do Coronavírus.

O prefeito pediu para a população respeitar o horário de fechamento do comércio que passa a ocorrer às 20h a partir desta terça-feira e avalia que nos próximos dias serão os piores momentos da pandemia caso os cidadãos não cumpram com as normas do distanciamento. “Vamos dar o exemplo. Vamos fechar 100% e mostrar que estamos conscientes. Vamos fechar os bares, lanchonetes, padarias, mercearias, para poder enfrentar o pior momento que ainda está por vir. Com isso, podemos reduzir o contágio”, coloca o prefeito

O Secretário Municipal de Saúde Maicon Lemos, anunciou que 95% dos leitos clínicos de Canoas estão ocupados e que a procura pelas UPAs e UBSs aumentou muito. Segundo ele os 94 leitos de UTI de Canoas estão ocupados, ou seja, a ocupação chegou aos 100%.

O secretário também lamentou a morte de um profissional de saúde que ocorreu nesta terça-feira, vítima de Coronavírus. Além de anunciar que está sendo estudada a ampliação de mais leitos enfermaria e UTI.

“Os leitos não estão sendo o suficiente, por isso pedidos para que não aglomere, use máscara e álcool gel”, colocou o secretário.

O prefeito explicou que devido a pandemia, a prefeitura está focando no combate ao vírus e que isso levou à suspensão temporária das cirurgias eletivas. “Pode ser que isso leve apenas uma semana, ou até mesmo duas, mas temos que combater a pandemia. Peço aos pacientes que estão esperando peças cirurgia um voto de confiança.”

Segundo Jairo Jorge, a prefeitura está trabalhando para abrir mais 15 leitos e que com isso, o município chegaria a 109 leitos de UTI e que na próxima semana abrirá mais 45 leitos de enfermaria, além de estar contratando mais profissionais de saúde.

 O prefeito também anunciou que na próxima quarta-feira (24), está enviando para a Câmara de vereadores um projeto de lei que autoriza a compra de mais doses de vacina. “Temos parceria com os governos Federal e Estadual, não queremos comprar briga com ninguém, apenas queremos poder comprar as nossas próprias vacinas e vencer a doença”, explicou.

O secretário de saúde também anunciou que a prefeitura está querendo contratar mais 54 médicos, 150 técnicos de enfermagem, 50 enfermeiros e 50 fiscais sanitários em regime emergencial, com contrato de três meses e que possa ser prorrogado por mais três.

“Também queremos trazer os professores para o grupo prioritário de vacinação. O projeto foi debatido em reunião da Granpal. Nós já conversamos com o governador e queremos levar para o Pazuello. Trazer os professores para o grupo prioritário é uma forma de prestigiar os educares”, colocou Jairo Jorge.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!