Canoas vai ter a primeira Aviãoteca do Brasil

O projeto consiste em uma biblioteca no interior de um avião

A prefeitura de Canoas anunciou que planeja inaugurar um complexo cultural no Parque Municipal Eduardo Gomes. O projeto inédito, idealizado pelo secretário municipal da Cultura, Pinheiro Neto, consiste em uma biblioteca no interior de um avião de grande porte, preservando a estrutura original. No entorno da aeronave, estão previstos um mirante com mini museu da aviação, cafeteria, ecobikes, galeria de artes e espaços demarcados que apresentam, de forma lúdica, os principais pontos turísticos dos seis continentes do planeta terra: América, Europa, Ásia, África, Oceania e Antártida.

Segundo a prefeitura, quem visitar o Aviãoteca, além de contar com o acervo de livros físicos e digitais, terá a experiência de um simulador de voo. “Esse projeto é multidisciplinar e deve contar com patrocínio privado”, adianta Pinheiro Neto. Além da sinergia entre cultura e educação, a iniciativa está preocupada com a responsabilidade ambiental, prevendo painéis de captação de energia solar. O secretário destaca que desconhece a existência de um complexo de Aviãoteca semelhante e que todos os elementos previstos marcam um ineditismo internacional para o empreendimento.  

Cidade do Avião

Canoas tem um forte vínculo e identidade com a aviação, Praça do Avião, Base Aérea de Canoas (BACO) e o 5°COMAR. Dessa forma, o prefeito Jairo Jorge e o secretário municipal de Cultura Pinheiro Neto, convidaram o deputado estadual tenente-coronel Zucco para ser o embaixador do projeto Complexo Cultural Aviãoteca de Canoas. O parlamentar protocolou, na última segunda feira (22), um projeto de lei que reconhece, através de lei, o município de Canoas como a cidade do avião.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!