UPA Rio Branco em Canoas instala cilindro de oxigênio

O equipamento tem capacidade de dois mil litros

A prefeitura de Canoas anunciou que a UPA Rio Branco recebeu o reforço de um tanque de oxigênio para atendimento aos pacientes que apresentam problemas respiratórios e precisam de suporte. O equipamento, instalado na manhã desta quinta-feira (25), tem capacidade de dois mil litros. A medida é preventiva diante do aumento do consumo de oxigênio para terapia de pacientes com síndrome respiratória aguda grave (SRAG).

Duas unidades de pronto atendimento do município contam agora com tanques de oxigênio. Na UPA Boqueirão, o equipamento, com capacidade de três mil litros, passou a operar na noite da última sexta-feira (19). Embora não houvesse falta de oxigênio na cidade, a capacidade de armazenamento dos tanques tranquiliza a operação dos dois serviços, explica o secretário adjunto da Saúde, Luiz Octavio Martins Mendonça. O fornecimento ocorria, até então, via cilindros de oxigênio, que precisavam ser trocados ao longo do dia. Já com os tanques, o oxigênio passa a ser canalizado por toda a estrutura das unidades.

O oxigênio é utilizado no auxílio da respiração de pacientes, nebulização, casos de intubação e no tratamento de doenças respiratórias. Com isso, o paciente pode ficar mais de 24 horas na unidade de pronto atendimento, caso haja a necessidade.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!