ATENÇÃO: Prefeitura de Canoas cancela consultas nos postos de saúde

A medida foi tomada por causa da pandemia do Coronavírus

A prefeitura de Canoas lançou um comunicado informando que em função do agravamento da pandemia, estão suspensas as consultas agendadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. A rede básica continua atendendo outras situações que não envolvam a Covid-19, mas a população deve evitar procurar as UBSs para demandas eletivas.

Além disso, o atendimento aos casos suspeitos e sintomáticos da Covid-19 foi reforçado nesses locais e, portanto, a recomendação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) é que as pessoas sem queixas urgentes e não relacionadas ao coronavírus evitem as unidades de saúde, como forma de se preservar e evitar o contágio.

Não há agenda fixa de consultas nas unidades, que priorizam, neste momento, as demandas imediatas, de acordo com a procura dos usuários nas UBSs, segundo a secretária adjunta da Saúde, Roberta Bazzo. Ao procurar os serviços, a pessoa passa pelo acolhimento, para identificação de sua queixa de saúde, e seguimento do cuidado. A prioridade são os casos sintomáticos respiratórios e suspeitas de Covid-19, que registraram um crescimento elevado nas últimas semanas.

Segundo a prefeitura, permanecem na rotina de atendimento das UBSs os atendimentos de pré-natal, puericultura, renovação de receitas, atestados, testes do pezinho, vacinas do calendário do Plano Nacional de Imunização e as demandas programadas da Atenção Primária.

Quando procurar uma UBS

A população deve procurar as unidades básicas de saúde para os casos de sintomas leves, como febre, dor de cabeça, cansaço, diarreia, dor no corpo, perda de olfato ou paladar. Será realizada uma avaliação com profissional de saúde.

Quando procurar uma Unidade de Pronto Atendimento e Pronto Atendimento Hospitalar

A orientação da SMS é para que os pacientes com sintomas moderados e graves, tais como, falta de ar, dificuldade de respirar, febre alta persistente, dor no peito ao respirar ou piora progressiva do quadro geral, que caracterizam atendimento de urgência e emergência, procurem as UPAS e hospitais. O atendimento nestas unidades é feito após triagem e classificação de risco por cores, com base na gravidade do caso, e não por ordem de chegada.

Plantão Covid

Aos finais de semana, como medida extraordinária para ampliar o acesso dos canoenses ao atendimento médico exclusivo para casos suspeitos e sintomáticos de Covid-19, funciona, em Canoas, o Plantão Covid. São quatro UBSs, uma por quadrante. O atendimento é realizado aos sábados e domingos, das 8h às 20h, nas seguintes unidades: UBS Guajuviras (avenida 17 de Abril, 1991), UBS União dos Operários (rua São Borja, 395), UBS Primeiro de Maio (rua Primeiro de Maio, 534) e UBS Imaculada (rua José de Alencar s/n°).

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!