Foto: Veridiana Oliveira/Arquivo Pessoal

Diariamente, a reportagem de Agência GBC recebe diversas reclamações de usuários da Trensurb sobre as aglomerações dentro das composições. Mesmo na bandeira preta, o que significa mais restrições para diminuir a circulação de pessoas, os trens seguem lotados.

De acordo com a empresa, nos horários de pico, rodam até 25 trens simultaneamente entre Porto Alegre e Novo Hamburgo. Além disso, a Trensurb afirma que o número de passageiros segue sendo metade da normal e que, por isso, o número de trens é o suficiente para atender a determinação do Governo do Estado que limita a ocupação dos veículos em 50% de sua capacidade.

Para evitar aglomerações, a Trensurb orienta os usuários a evitarem os horários de pico que são: das 6h às 8h e das 17h às 19h, além de não ingressar nos vagões centrais do trem. A empresa também ressaltou que “é importante que os empregadores cumpram a orientação dos protocolos de distanciamento do Governo do Estado referente à flexibilização dos horários de entrada e saída do trabalho”.