EM 24 HORAS: Prefeitura de Canoas abre mais 18 leitos para coronavírus

O objetivo é desafogar o sistema de saúde

A rede hospitalar de Canoas ganhou o reforço de 18 novos leitos destinados à internação de pacientes de Covid-19. Desses, 14 leitos clínicos começaram a funcionar nesta quinta-feira (4) no Hospital Nossa Senhora das Graças. São leitos de enfermaria, que ajudarão a retaguarda de UTI e desafogarão a ocupação das salas amarelas das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), onde pacientes aguardam transferência.

Na quarta-feira (3), quatro novos leitos de UTI Covid-19 já haviam sido abertos no Hospital Universitário de Canoas, ampliando o acesso à terapia intensiva na rede hospitalar do município. Com esse acréscimo, Canoas totaliza 65 novos leitos de UTI Covid-19 e 77 novos leitos de enfermaria dedicados à internação de pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) decorrentes da infecção por coronavírus.

“Nos últimos dias, através do esforço do governo municipal, o Hospital Universitário teve um aumento nos leitos de enfermaria e UTI para tratamento de pacientes com Covid. Mesmo com o empenho do governo estadual, municipal e das equipes de saúde, a taxa de ocupação está se mantendo elevada. Clamamos para que as pessoas se cuidem, pois aqui não medimos esforços para cuidar de quem você ama”, ressalta a médica Kizi Costa Bianchi, médica da UTI Covid do HU.

No Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPS), houve a abertura de dez leitos, no último domingo (28), devido ao acionamento do Plano Emergencial de Contingência da instituição. Com isso, leitos normais de UTI foram transformados em Covid, diante da alta demanda por internações.

Atualmente, o município conta com 108 leitos de UTI Covid e 147 de Enfermaria, número que deverá aumentar nos próximos dias, com a inauguração de mais 45 leitos clínicos no Nossa Senhora das Graças. As obras foram visitadas na manhã desta quinta-feira (4) pelo prefeito Jairo Jorge e pela equipe da Secretaria Municipal da Saúde. A Prefeitura busca, ainda, a viabilização de mais leitos exclusivos para casos de coronavírus.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!