Os vereadores de Canoas aprovaram na tarde desta terça-feira (9) o Projeto de Lei 19/2021 de autoria do Executivo Municipal que institui o Auxílio Emergencial Municipal. Até 5 mil famílias serão beneficiadas.
Conforme o projeto, serão R$200,00 concedidos por 3 meses, podendo ser prorrogados. Também serão disponibilizados aos beneficiados, cursos de qualificação profissional, onde deverão ser cursadas no mínimo 8h mensais. Também será obrigatória a prestação de 4h mensais de trabalho voluntário para a Prefeitura.
Jairo explique o auxílio é importante para ajudar as famílias mais necessitadas. “Queremos ajudar as pessoas que estão sofrendo com essa crise e precisam de um auxílio da Prefeitura. Vamos também dar as ferramentas para que elas possam garantir uma renda neste momento difícil e tenham acesso à qualificação profissional através de cursos gratuitos” detalhou o prefeito.
Outros critérios de obtenção do auxílio
Além das horas de qualificação profissional, e da prestação de serviço voluntário, o requerente deverá ser cidadão canoense, maior de 18 anos, e ter renda per capita menor que meio salário mínimo, e ser cadastrado no Cadunico.
Forma de pagamento do benefício
O benefício será concedido por meio de cartão magnético, e os respectivos créditos deverão ser utilizados exclusivamente para a aquisição de alimentação, medicamentos, gás de cozinha, mantimentos para PETs e higiene pessoal.
Para atender as atividades previstas, será disponibilizado R$92,00 por mês no cartão TEU, para os beneficiados pelo projeto.