A prefeitura de São Leopoldo informou no inicio da noite desta quarta-feira (10) que o sistema de saúde entrou em colapso. Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, a taxa de ocupação é de 250%.
Por meio de uma nota publicada nas redes sociais, o secretário municipal de Saúde, Marcel Frison, relatou a situação na cidade.
Nota sobre a situação do atendimento de emergência para vítimas da covid-19 em São Leopoldo
Lamentamos informar que ultrapassamos o limite da capacidade de atendimento para as vítimas da covid-19 que necessitam de internação e acompanhamento médico permanente.
Nosso Hospital Centenário está com a sua ala covid completamente esgotada, UTI e área clínica com 120% de ocupação. O mesmo acontece com a Upa Zona Norte, operando com 250%, muito acima da sua capacidade. O Centro de Saúde Feitoria segue atendendo todas as demais ocorrências de urgência e emergência do município.
Desde o surgimento da pandemia nos dedicamos intensamente a ampliar e qualificar o atendimento às vítimas, nosso Hospital Centenário se tornou referência nacional em enfrentamento à covid-19, organizamos a Upa para concentrar a totalidade de seus esforços no recebimento de pacientes covid mediante as novas circunstâncias da pandemia.
Infelizmente entramos em colapso, nosso sistema de saúde municipal não suporta mais qualquer atendimento nestes níveis de emergência e urgência.
Contamos com a solidariedade dos municípios vizinhos e do departamento de regulação hospitalar da Secretaria Estadual de Saúde, para que possam nos ajudar neste terrível momento da nossa história.