Como secretário de Leite, Busato será peça chave para a candidatura à Presidência

Busato diz que Leite é “um cara preparado, com um equilíbrio muito grande”

Bruno Lara | [email protected]

Luiz Carlos Busato (PTB) ainda não assumiu de fato a secretaria no Governo do Estado, mas já está à frente da transição e preparando o terreno para a posse, que deve ocorrer no dia 22 de março. Além das funções administrativas que o aguardam na nova Secretaria de Desenvolvimento Regional em meio a pandemia, o trabalho político nos bastidores deve ser intenso. A missão também é alçar Eduardo Leite (PSDB) à Presidência da República e Ranolfo Vieira Jr. (PTB) como o candidato a reeleição da chapa no estado.

O plano de Busato é colocar na rua um trabalho muito semelhante ao que desempenhou como Deputado Federal por três mandatos. Motivo de muita insegurança para os prefeitos de praticamente todos os municípios do estado, auxiliá-los no enfrentamento da pandemia de Covid-19 será o primeiro desafio. “Vou visitar os prefeitos, fazer reuniões virtuais, ajudar eles nos assuntos que se referem a pandemia, ouvir outros pleitos, cada região tem uma característica”, garante.

O ex-prefeito de Canoas não esconde sua torcida para que o governador do estado seja candidato em 2022. “Um cara preparado, com um equilíbrio muito grande”. Nas eleições de 2018, Busato foi nome importante como presidente estadual do PTB, apontado por muitos como um dos responsáveis pela eleição de Leite. “É um nome muito bom, não é nem de extrema direita, nem de extrema esquerda. Nesses extremismos se perde muito tempo e não discutimos o que precisa ser feito”, elogia.

Aliados apontam que o objetivo de Luiz Carlos Busato agora é ficar no estado e não voltar mais para Brasília. Uma candidatura a Deputado Estadual é especulada, mas, segundo ele, não está em discussão. O foco agora é outro: “Minha candidatura principal é a do Ranolfo”. Com a saída de Leite para concorrer à Presidência, o vice-governador deve assumir o comando do governo e ser o candidato natural à reeleição da chapa. “Vou viajar o Rio Grande do Sul inteiro. Participar de todas as reuniões de associações”, adianta.

Ainda é cedo, mas o cenário político já se movimenta pra o próximo pleito. Muitas coisas mudam com a volta da possibilidade de Lula (PT) concorrer em 2022, inclusive o favoritismo do presidente Jair Bolsonaro (Sem partido). Eduardo Leite deve disputar prévias internas com o governador de São Paulo, João Dória. Outra possibilidade, cada vez mais remota, é que o gaúcho possa compor uma chapa como vice do apresentador Luciano Hulk.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!