Canoas ganha mais uma UPA 24 horas

Essa unidade vai atender pacientes que não tenham relação com o coronavírus

A Prefeitura de Canoas reabriu nesta quarta-feira (17) a UPA Caçapava, no bairro Mathias Velho. O local, que atĂ© 2018 funcionou uma UPA 16 horas e depois uma ClĂ­nica de SaĂșde da FamĂ­lia, agora serĂĄ uma Unidade de Pronto Atendimento 24 horas, a terceira na cidade. “Isso vai ajudar a desafogar o Pronto Socorro, por exemplo”, afirmou o prefeito Jairo Jorge.

A unidade foi preparada para receber todos os casos clínicos e pediátricos que não tenham relação com o coronavírus. “Essa UPA surge para que a gente possa responder as dificuldades que estamos vivendo. Hoje, as duas UPAs estão com atendimento dividido. Criamos estruturas temporárias para conseguir separar os atendimentos. Agora, abrindo essa nova UPA, as duas estruturas provisórias e as duas unidades de pronto atendimento ficarão, exclusivamente, para atendimento do coronavírus”, ressaltou Jairo.

Na prĂĄtica, a partir de agora, todos os pacientes com sintomas de Covid-19 – que representa 70% da demanda da rede de saĂșde de Canoas hoje – deve procurar as UPAs da BoqueirĂŁo e da Rio Branco. Pacientes que tenham outros problemas de saĂșde, devem se dirigir atĂ© a UPA da Caçapava. “Essa UPA darĂĄ uma relevĂąncia muito grande para desafogar as outras portas de urgĂȘncia e emergĂȘncia da cidade”, comentou o secretĂĄrio municipal de SaĂșde, Maicon Lemos.

Cerca de 40 profissionais atuaram na UPA que seguirĂĄ sendo 24 horas mesmo apĂłs a pandemia. A nova unidade jĂĄ estĂĄ em funcionamento.

Homenagem

A antiga UPA Caçapava, agora se chama UPA Liberty Dick Conter. De acordo com Jairo, é uma homenagem ao empresårio e político que foi prefeito de Canoas entre os anos de 1993 e 1996.

Posto de saĂșde em reforma

Lemos ressaltou que os pacientes atendidos pela ClĂ­nica de SaĂșde da FamĂ­lia Caçapava serĂŁo atendidos, provisoriamente, na Unidade BĂĄsica de SaĂșde Praça AmĂ©rica. Isso, porque a reforma da UBS Mathias Velho – que atendia esses moradores atĂ© novembro de 2020 –, estĂĄ em andamento. “Estamos reformando o outro prĂ©dio e as equipes estĂŁo, provisoriamente, atendendo na Praça AmĂ©rica”. Jairo reforçou que a reabertura desta UBS Ă© uma das prioridades das prĂłximas semanas.

Mais UPAs

Na lista de Jairo, estĂŁo mais duas UPAs em Canoas. “Vamos trabalhar para retomar a UPA NiterĂłi e tambĂ©m a nossa UPA Idoso. Uma coisa de cada vez. Temos dificuldades financeiras e tambĂ©m dificuldades de encontrar profissionais. NĂŁo estĂĄ sendo fĂĄcil.”

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!