ATENÇÃO: comércio reabre na próxima segunda-feira em todo o Rio Grande do Sul

Porém, o governador vai proibir que o comércio funcione no final de semana

O governador Eduardo Leite se reuniu com prefeitos na tarde desta sexta-feira (19). Para eles, ele confirmou o retorno da cogestão no sistema de distanciamento controlado a partir da próxima segunda-feira (22). Na prática, o comércio está liberado para abrir, mas com proibições.

De acordo com Leite, não é permitido que o comércio atenda entre 20h e 5h e nem aos finais de semana. Ou seja, no feriadão de Páscoa, só as atividades essenciais poderão funcionar.

Com a volta da cogestão, os prefeitos estarão liberados para adotar os protocolos da bandeira vermelha, mas podem optar por restrições intermediárias ou manter os limites rigorosos da bandeira preta. “Como o todo o Estado vai continuar em bandeira preta, os protocolos da vermelha são o piso, mas cada região pode definir, dentro dessa banda, o que é mais conveniente”, disse Leite na reunião da Famurs.

O governador também ressaltou que se fosse decidir só pela saúde, manteria as restrições por mais tempo. “Se fosse olhar só pelo lado da saúde, teríamos o máximo de fechamento possível, porque a única forma de conter a disseminação do vírus é reduzir a circulação. Estamos abrindo porque sabemos que tem uma parcela da população que precisa voltar a trabalhar por uma questão de sobrevivência”, relatou.

Leite também pediu que os prefeitos reforçassem a fiscalização. Sugeriu que contrate fiscais com recursos que estão parados em fundos de saúde.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!