Falha no oxigênio causa morte de seis pacientes em hospitais da Região Metropolitana

Todos são casos confirmados de coronavírus

Uma falha no sistema de distribuição de oxigênio no Hospital Municipal Lauro Reus de Campo Bom, no Vale do Sinos, causou a morte de seis pacientes que estavam internados na manhã desta sexta-feira (19). Todos são casos confirmados de coronavírus.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-RS) confirmou a falha. Porém, a administração do hospital informou que ainda não há confirmação da relação das mortes com o problema no oxigênio. A  instituição descarta a falta de oxigênio e ressalta que está apurando a falha com a empresa que fornece o insumo.

Além disso, o hospital informou que havia 26 pacientes na UTI e na emergência recebendo ventilação mecânica entre 8h10min e 8h40min desta manhã. “Não houve em momento algum falta de oxigênio aos pacientes, devido à rápida ação da equipe assistencial que acionou imediatamente o Plano de Contingência — em decorrência de uma instabilidade na rede central de distribuição de O2 que durou aproximadamente 30 minutos”, diz a nota.

Leia a nota da SES na íntegra

“A Secretaria da Saúde, preocupada com a falta de oxigênio nos hospitais gaúchos, oficiou todas as unidades hospitalares para que fosse mantido um estoque mínimo de oxigênio, suficiente para uma semana.

A SES teve conhecimento do fato ocorrido em Campo Bom e, imediatamente, acionou o hospital, que confirmou os seis óbitos. Todavia, os óbitos teriam ocorrido devido a uma falha no sistema de distribuição de oxigênio, e não pela falta desse. Estamos oficiando o hospital neste momento para que tenhamos informações mais detalhadas do ocorrido.”

A Prefeitura de Campo Bom também emitiu nota falando sobre o ocorrido:

Devido à situação ocorrida no Hospital Lauro Reus na manhã desta sexta-feira (19), a Prefeitura de Campo Bom vem por meio desta nota, esclarecer:


Nesta manhã, ocorreu uma instabilidade na rede central de distribuição de oxigênio do hospital.  Assim que a Prefeitura soube do ocorrido, prontamente, por intermédio do prefeito Luciano Orsi, do secretário de Saúde João Paulo Berkembrock e da equipe técnica do hospital, colocou à disposição todo o auxílio possível para manter a oxigenação dos pacientes. Foram enviados reforços da Samu e outros profissionais da saúde, entre médicos e enfermeiros, se deslocaram para prestar ajuda. Além disso, foram providenciados carregamentos com mais cilindros de oxigênio como medida de retaguarda. 


Seis pacientes, considerados casos muito graves, internados nas Unidades de Terapia Intensiva e Semi-intensiva, infelizmente acabaram falecendo.


O Hospital Lauro Reus já instaurou uma sindicância para averiguar a causa.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!