A dona de um bar no bairro Estância Velha, em Canoas, foi presa na tarde desta quarta-feira (24) por fazer ‘gato na luz’. O flagrante foi feito pela Polícia Civil junto com os técnicos da RGE durante a Operação Blecaute.
De acordo com o delegado Luciano Dias Peringer, os técnicos da empresa de energia elétrica identificaram a ligação clandestina entre o poste e o estabelecimento comercial. Por isso, a proprietária foi presa em flagrante por furto. A pena é de 1 a 4 anos de reclusão.
Peringer ressalta que combater o furto de energia por estabelecimentos comerciais é um dos focos da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra o Patrimônio das Concessionárias e os Serviços Delegados (DRCP). “Além de gerar grandes perdas na rede de energia, com prejuízos arcados por toda a população, e consequente diminuição de arrecadação de impostos, a conduta gera perigo e instabilidade na rede energética, além de promover concorrência desleal. Aquele que mantém comércio regularmente não consegue competir de forma igualitária com aquele que se vê livre do custo de energia intrínseco à atividade econômica”.