17.6 C
Canoas
16 de julho de 2025

Mais de 2 mil idosos de Esteio são vacinados contra o coronavírus em um único dia

“Eu estou fazendo aniversário hoje, e quem vai me dar o primeiro presente é a Fabiane”, comentou Ademir Souza, 70 anos, pouco antes de receber a primeira dose do imunizante contra a COVID-19 na manhã do último sábado (27). Menos de um minuto depois, o aposentado saiu satisfeito, um pouco mais protegido contra a doença que assusta o mundo e agradecendo pelo trabalho da técnica de enfermagem Fabiane Neves Pucinelli, servidora da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), e de todos que trabalharam no drive-thru de vacinação montado no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil.

Leia mais notícias de Esteio

Quem também saiu mais aliviada foi a também aposentada Mercedes Silva da Silva, 71 anos. Moradora do Bairro Três Marias, ela atravessou a cidade para garantir a sua proteção. “Agora dá pra ficar um pouco mais tranquila. Dá pra ter um pouco mais de liberdade, porque a gente só fica em casa”, disse, pouco antes de ser a primeira pessoa da manhã a receber a vacina.

Pouco depois, quem passou pelo local foi o programador Diegues Michelin Simi, 37 anos. Vizinho ao Parque, o morador do Novo Esteio foi levar o pai Jomar Simi, 75 anos, o padrinho Ivo Bonades e a madrinha Odete Bonades, ambos com 71 anos, para serem imunizados. “Teve um pouco de fila, mas é normal. Muita gente buscando a vacina. O que importa é sair com eles vacinados”, comentou Diegues. “E dia 24 de abril a gente volta, no mesmo horário, para aplicar a segunda dose”, disse, pouco antes de ir deixar os passageiros em casa.

Ademir, Mercedes, Jomar, Ivo, Odete e outras 2.035 pessoas receberam, no sábado, a primeira dose da Coronavac na ação da SMS com apoio de diferentes pastas da Administração Municipal. Durante toda a manhã, o vai e vem de veículos no Parque foi grande, em virtude do grande número de pessoas que agendaram a imunização. A cada carro que passava pelos oito pontos de vacinação instalados no Pavilhão da Agricultura Familiar, sentimentos de gratidão e alívio. O drive-thru também foi realizado na sede da SMS, para pessoas indicadas pela Secretaria.

Além de idosos com mais de 70 anos, também foram vacinados profissionais que atuam em clínicas particulares e em farmácias de Esteio, que também atuam na área da saúde e fazem parte do grupo prioritário definido pelo Ministério da Saúde. Todos foram agendados previamente com as instituições nas quais trabalham.

Esteio já aplicou a primeira dose em 8.360 pessoas, o equivalente a 10,06% da população. Destes, 1.939 já receberam também a dose complementar (2,33% dos moradores de Esteio). Somando primeira e segunda dose, o Município já aplicou 10.299 vacinas (92,25% do total de 11.164 doses recebidas até a última sexta-feira, 26). Esteio agora tem, inclusive, mais pessoas vacinadas que número de casos confirmados: 7.788.

Ampliação para idosos a partir de 67 anos

Com a chegada de mais 2.180 doses da Coronavac a Esteio no último sábado (27), a SMS ampliou a faixa etária de vacinação para idosos a partir de 67 anos.

A aplicação do imunizante para pessoas desta faixa etária será realizada até a próxima quinta-feira (1º) no drive-thru no Parque Assis Brasil, das 18h às 20h. O dia e horário exato para cada pessoa deve ser agendado pelos telefones 3473-6377, 3473-8964, 3473-0480 e 3458-2824 (até quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h) ou com o envio de mensagem de texto pelo WhatsApp para o número 98600-8306 (até quinta-feira, das 8h às 17h).

A vacina será feita no Pavilhão da Agricultura Familiar e a entrada deve ser feita pelo Portão 1, acesso que fica logo que passa o pórtico principal, na Avenida Independência, via que margeia a BR-116.

Idosos acamados ou com dificuldade de locomoção desta faixa etária também podem agendar para serem imunizados em casa.

Segunda dose no drive-thru do Centro

A SMS segue a aplicação da segunda dose para idosos que já completaram o tempo necessário para a aplicação da dose complementar (a data exata está marcada no cartão de vacinação entregue no momento da primeira dose). A imunização destas pessoas é feita no drive-thru tradicional da SMS, que fica em frente à sede da pasta, de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. Para esta ação, não é necessário fazer agendamento. Basta comparecer com documento de identidade e o cartão de vacinação.

Além destes públicos, a SMS está aplicando a vacina (doses 1 e 2) em profissionais da saúde e em idosos acamados/domiciliados. Nestas imunizações específicas, também estão sendo vacinados um cuidador por idoso. Os demais profissionais serão vacinados posteriormente, em nova lista que será organizada pela SMS.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS