Esteio vai ter drive-thru para vacinar idosos acima de 60 anos contra coronavírus

O drive-thru acontece na Expointer

A Secretaria Municipal da Saúde de Esteio recebeu nesta sexta-feira (16) mais uma remessa de vacinas contra a Covid-19 encaminhadas pelo Ministério da Saúde e repassadas ao Município pela Secretaria Estadual da Saúde. Serão 1.880 doses da Astrazeneca e outras 1.390 da Coronavac, reservadas para dose complementar.

Leia mais notícias de Esteio

Com esse novo lote, foi possível liberar o agendamento da vacinação para idosos acima dos 60 anos através do site www.esteio.rs.gov.br/vacina. A vacinação desse grupo começou nesta sexta-feira (16), segue no sábado (17), das 13h30min às 16h, e na segunda-feira (19), das 18h às 19h30min, no drive do Parque de Exposições Assis Brasil (Pavilhão da Agricultura Familiar – Entrada pelo Portão 1). Serão aplicadas até 400 doses da Astrazeneca em cada dia. À medida que novas remessas chegarem, serão abertos novos horários.

“Com  isso, Esteio completará a imunização de idosos, uma conquista que deve ser comemorada”, afirmou o prefeito Leonardo Pascoal. “É mais um avanço fundamental para que a gente consiga superar esse momento desafiador e para que, em breve, mais e mais pessoas possam se vacinar”, completou.

Para idosos que não puderem ir no drive-thru do Parque, na próxima segunda-feira (19) a SMS vai abrir agendamento para a aplicação na própria sede. A vacinação para este grupo deve ocorrer ao longo da próxima semana. Quem não conseguir agendar pelo sistema poderá utilizar os telefones 3473-6377, 3473-8964, 3473-0480 e 3458-2824 (Ramal 1 – das 8h às 12h e das 13h às 17h). Pessoas que tiverem dificuldades para marcar a vacina podem buscar ajuda diretamente nas unidades básicas de saúde (UBSs). Idosos acamados ou com dificuldade de locomoção são imunizados em casa, também após agendamento pelos mesmos canais.

Segunda dose por ordem alfabética

O próximo sábado (17) será, mais uma vez, de aplicação da segunda dose da vacina contra a COVID-19 no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil. Quase 1.300 idosos acima de 73 anos que receberam a primeira dose da Coronavac no dia 20 de março devem retornar ao drive-thru montado pela SMS para completar a imunização entre 8h e 13h.

Para se evitar filas, a SMS estabeleceu que a imunização será feita por ordem alfabética a partir do nome dos idosos (das 8h às 9h: letras A a e C / das 9h às 10h: letras D a H / das 10h às 11h: letras I a L / das 11h às 12h: letras M a O / das 12h às 13h: P a Z). A medida é para evitar acúmulo de carros nas primeiras horas da ação e baixa procura no final.

Para ser vacinado, não é necessário agendar. Basta ir ao Parque com o cartão de vacinação entregue no momento da primeira dose (ou cartão de vacinação geral, para quem tiver) e documento de identidade.

A aplicação da segunda dose será realizada no Parque também nos dias 24 de abril (para quem foi vacinado em 27 de março) e 1º de maio (para quem teve a primeira dose aplicada no dia 3 de abril).

Drive-Thru Solidário

Com o slogan “Seja você um presente na vida de alguém”, a Secretaria Municipal da Cidadania e Direitos Humanos (SMCDH) está promovendo o Drive-Thru Solidário. A proposta é que as pessoas que forem ser vacinadas doem 1 litro de leite – ou mais –, que estão sendo incluídos nas cestas básicas que a SMCDH distribui para famílias em vulnerabilidade social.

Até esta quinta-feira (14), a campanha iniciada no último dia de março já havia arrecadado 3,6 mil litros do produto.

Apresentações musicais

A partir deste sábado (17), quem for ao drive-thru de vacinação poderá assistir a apresentações musicais com talentos locais em ação promovida pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL).

No primeiro dia, os shows de voz e violão ficarão por conta de Patrick Martins com sua voz rasgada e seu repertório carregado de muito pop e rock, entre 8h30min e 11h, e com o gospel de Josiane Machado, das 13h30min às 16h.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!