Cica, ex-vereador de Canoas que morreu de coronavírus, será nome de escola em homenagem

A escola foi inaugurada nesta sexta

A Prefeitura de Canoas inaugurou hoje a Escola Municipal de Educação Infantil Alcy Paulo de Oliveira (Cica). A nova EMEI vai atender a 246 crianças, de zero a 5 anos e 11 meses, em Creche e Pré-escola. O nome da escola homenageia o ex-secretário de governo do prefeito Jairo Jorge e ex-vereador, por cinco mandatos, que faleceu há um mês, vítima da Covid-19.

Leia mais notícias de Canoas

“Hoje é um dia de tristeza e de alegria. Tristeza, porque é impossível não voltar ao nosso coração a notícia da partida do meu querido amigo. Alegria, porque daqui 50 ou 60 anos, essa escola ainda vai existir e todos vão saber quem era o vereador Cica. Quis o destino que eu inaugurasse a obra que eu comecei na outra gestão. Essa é a 17ª escola que eu entrego como prefeito”, declarou Jairo Jorge.

O vice-prefeito, Nedy de Vargas Marques, lembrou do homem íntegro que foi o Cica. “Eu tive a honra de vivenciar ao lado dele muitos momentos felizes e embates na Câmara. Ele foi o melhor secretário de obras dessa cidade. Esta é uma justa homenagem”, declarou.

“É um orgulho, que mistura tristeza e alegria, estar inaugurando esta escola com o nome do Cica, que via na Educação uma maneira de ajudar as pessoas. Ele acreditava que pessoas bem orientadas poderiam crescer na vida”, manifestou Marco Antonio da Silva Oliveira, secretário-adjunto de Obras de Canoas, filho do homenageado.

Sobre a EMEI

A EMEI Alcy Paulo de Oliveira terá oito turmas, da creche à pré-escola. Ao todo, 22 servidores atenderão a escola, sendo uma diretora, oito professores e 13 técnicos da Educação Básica (TEB). O início do funcionamento da escola está previsto para o mês de junho/21, com horário das 7h às 19h. As vagas são para as crianças do último sorteio (chamamento público).

O investimento na EMEI é de mais de 1 milhão e seiscentos mil reais, de recursos advindos do programa federal Proinfância, do MDE e do Salário Educação.

A secretária de Educação do município, Sônia Rosa, comemorou a chegada da nova EMEI: “A escola é um marco na vida de uma criança, é aqui que elas começam a dar os primeiros passos na sua vida escolar”.

Sobre o Cica

Alcy Paulo de Oliveira, conhecido por seu apelido de infância, CICA, nasceu em Rosário do Sul, em 6 de outubro de 1948. Mudou-se para Canoas ainda criança com sua família. Empresário da construção civil, participou como jogador e apoiador em times de futebol amador em Canoas. Por morar em bairro com grandes problemas sociais, passou a fazer ações filantrópicas para ajudar aos mais necessitados, deixando seu veículo à disposição para condução a hospitais e unidades de saúde em casos de urgência, pois na época o transporte era precário. Cica costumava distribuir brinquedos às crianças em datas festivas e material escolar no início do ano letivo, pois via na educação a solução para os problemas dos mais necessitados.

Posteriormente, foi sócio-fundador da Associação de Moradores do Bairro Rio Branco, onde mobilizava a comunidade para os problemas do bairro. Com carisma, popularidade e coração generoso, elegeu-se Vereador em sua primeira candidatura. Foi reeleito outras vezes e exerceu cinco mandatos (1989 a 2008). Sua primeira eleição foi no PSB e as demais pelo PDT. A partir de 2009 foi Secretário Municipal de Obras em Canoas em duas gestões e assessor do Deputado Ciro Simoni na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Foi casado por quase cinquenta anos com Cledi da Silva Oliveira (falecida), teve três filhos, Marco Antônio (engenheiro civil) Rita de Cássia (professora e advogada) e Mairus Luís (engenheiro civil); e três netos (Lucas, Nicoly e Bernardo). Faleceu vítima de Covid-19 em 22 de março de 2021, deixando grande legado aos canoenses e saudades aos familiares e amigos.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!