A Polícia Civil deflagrou nesta sexta-feira (23) a Operação Golpe Baixo em Canoas. Os alvos eram estelionatários que compravam produtos e usavam notas falsas.
Leia mais notícias de Canoas
De acordo com o delegado Gabriel Borges, que coordenou a ação, três criminosos, entre eles um adolescente, foram presos. Os policias apuraram que eles praticaram dezenas de golpes em Canoas, Grande Porto Alegre, Litoral Norte e também em Santa Catarina.
Os criminosos agiam de duas formas: a primeira era obter lucro a partir da compra de eletrônicos e eletrodomésticos pela internet. Eles combinavam a entrega e pagavam com dinheiro falso. A segunda etapa, era vender os bens adquirdos.
Além disso, eles também faziam outros golpes com as notas falsas: em rodovias, eles compravam em comércios e abasteciam carros com esse dinheiro.
No endereço do trio em Canoas, no bairro Nossa Senhora das Graças, foram apreendidos celulares e televisores sem procedência. Eles também tinham uma réplica de arma de fogo. Os agentes encontraram 9 mil reais em notas falsas e recolheram o carro utilizado para aplicar os golpes. “chama atenção a qualidade das notas falsificadas, as quais só foram descobertas por meio de prévia investigação. Seguiremos com as investigações para alcançar mais pessoas envolvidas com o crime”, afirma o delegado Borges.
O diretor da 2ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana (2ª DPRM), delegado regional Mario Souza reitera “o crime de moeda falsa é delito grave que prejudica a população e a própria fé pública. Ressaltamos o pedido de que as pessoas sempre tenham o máximo de atenção quando efetuarem negócios pela internet.”