24.5 C
Canoas
17 de janeiro de 2025

URGENTE: Leite vai colocar todo o Estado em bandeira vermelha ainda hoje

O decreto deve sair nas próximas horas

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, decidiu extinguir a salvaguarda da bandeira preta regional do modelo de distanciamento controlado em reunião realizada nesta terça-feira (27). Um novo decreto deverá ser publicado nas próximas horas.

Leia mais notícias de coronavírus

De acordo com Leite, a salvaguarda segue existindo, porém, só será acionada quando o indicador da ocupação de leitos chegar a 0,35. Ela só será desativada quando a queda da ocupação de leitos, for observada por 14 dias. Hoje, ela determina que a cor preta deve cobrir o Estado sempre que a proporção entre leitos de UTI livres e leitos ocupados por pacientes de covid-19 for menor do que 0,35. Ou seja: cerca de uma vaga nas UTIs para cada três pacientes em tratamento intensivo para o coronavírus.

Instituída em 25 de fevereiro pelo governo do Estado, a trava que aciona automaticamente a bandeira preta em toda as regiões do Rio Grande do Sul tornou-se alvo de políticos, empresários e pais de alunos, que apontam a revogação do mecanismo como solução para a retomada das aulas presenciais.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!