Vereador cobra retorno das aulas presenciais em Canoas

Vereador e deputado se reuniram hoje com o prefeito.

Bruno Lara | brunolara@agenciagbc.com

Segundo o vereador Jonas Dalagna (Novo), o prefeito Jairo Jorge (PSD) nĂŁo garantiu o retorno imediato, mas se comprometeu em apresentar um plano de retomada gradual das aulas presenciais em Canoas na prĂłxima semana. O planejamento deve ser dividido em diversas etapas. O vereador esteve reunido com o chefe do Executivo na tarde desta quarta-feira (5), junto com o deputado estadual FĂĄbio Ostermann (Novo).

Jonas reforçou a importñncia da volta às aulas, principalmente para as crianças de zero a sete anos. “A gente vai, a partir de agora, acompanhar de perto essa retomada. É um interesse nosso. Defendemos muito que as crianças possam retornar ao seu ensino presencial, ainda mais nos anos iniciais, na Educação Infantil, no primeiro e segundo anos do Ensino Fundamental. Aquela etapa de desenvolvimento da criança. Aquela etapa onde está sendo alfabetizada, aprendendo letras cursais, todo aquele convívio com o professor e os coleguinhas”, defende.

Ostermann apresentou o “ObservatĂłrio da Volta Ă s Aulas” e pontuou que as maiores cidades brasileiras estĂŁo retornando e que Ă© importante para a comunidade canoense um cronograma concreto de volta Ă s aulas. “A reabertura das escolas nĂŁo pode estar condicionada com a imunização dos profissionais da educação. NĂŁo Ă© justo colocar as quase 40 mil crianças que estudam na rede municipal de Canoas sujeitas Ă  viabilidade e a autorização prioritĂĄria de professores”, pontuou.

Os parlamentares do Novo visitaram hoje escolas privadas, uma escola do Estado e uma de Educação Infantil. “Queremos compreender a diferença de cenĂĄrios nesse universo do retorno as aulas. Evidente que a rede particular de ensino se preparou melhor, atĂ© mesmo por contar com maior liberdade de investimentos, o que Ă© um pouco diferente na esfera pĂșblica”, observa. Ele segue verificando as estruturas das escolas para saber aquelas que sĂŁo possĂ­veis retornar.  â€œA gente sabe que Ă© impossĂ­vel retornar na sua totalidade”, conclui.

ObservatĂłrio da Volta Ă s Aulas

A iniciativa do deputado classifica as cidades com sinal verde (aulas liberadas ou com cronograma de retorno para maio), amarelo (apresenta algum tipo de restrição ou possui cronograma para aulas a partir de junho) e vermelho (prefeitura não permite a volta às aulas ou não tem cronograma para o retorno).

De acordo com a primeira atualização do Observatório, 18 cidades estão com sinal vermelho, 10 em amarelo e 39 em verde. Atualmente, Canoas estå no sinal vermelho do monitoramento, pois a rede municipal ainda funciona sob ensino remoto. Outras cidades da Região Metropolitana, como São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Alvorada, Guaíba, Charqueadas, Viamão e Eldorado do Sul, também estão com limitaçÔes na volta às aulas. As informaçÔes do Observatório ficam disponíveis no site fabioostermann.com.br/observatorio

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!