Professores e funcionários de escolas estão sendo vacinados contra a Covid-19 em Esteio

A prefeitura também vai vacinar professores e funcionários das redes estadual e privada

Professores e demais servidores que trabalham em escolas da rede pública municipal de Esteio com idade entre 40 e 59 anos de idade começaram, nesta quinta-feira (6), a receber a imunização contra o coronavírus. Um cronograma definido pela Secretaria Municipal de Educação (SME) estabeleceu horários por escola e a intenção é vacinar, já nesta quinta, na sede da SME, trabalhadores que atuam em todas as 30 instituições da rede.

Leia mais notícias de Esteio

Com a imunização, a SME definiu a volta às aulas no modelo híbrido (parte presencial e parte online) na próxima quarta-feira (12) nas escolas municipais de Educação Infantil (EMEIs), de Educação Básica (EMEBs) e de Jovens e Adultos (Emeja). A SME está definindo a organização para o retorno das atividades presenciais e deve divulgar, em breve, cronograma de volta às salas de aula.

Professora na EMEB Alberto Pasqualini, Roselaine Terezinha Alves Oliveira, 40 anos, acredita que a vacinação traz mais tranquilidade para desenvolver o trabalho em sala de aula. “Com a vacina, temos mais tranquilidade para fazer nosso trabalho sem medo, voltar a ter uma vida normal. Meu desejo é que a gente consiga atingir mais pessoas, pois quanto mais pessoas vacinadas melhor”, afirmou.

Com 34 anos de Magistério, Lola Rodrigues, 54 anos, diretora da instituição onde Roselaine trabalha, disse que a pandemia causou uma perda muito grande em relação ao desenvolvimento dos alunos. “Caberá a nós, de forma muito atenta, buscar superar as sequelas que esse distanciamento provocou, pois a educação é um dos principais fatores do desenvolvimento social e humano”, observou. “Por isso, a imunização é uma excelente iniciativa da Administração Municipal. Eu considero uma valorização ao nosso trabalho, um cuidado com esses profissionais que serão a linha de frente de resgate das aprendizagens, desse momento delicado que tivemos que enfrentar”, complementou.

A professora Marilene Lenz Correa, da EMEB Clodovino Soares, atua há 25 anos na rede municipal de Esteio e se emocionou a receber a vacina, especialmente ao lembrar das perdas do pai e do irmão em decorrência do coronavírus. “Estou emocionada por esse momento, por poder voltar com segurança para a sala de aula, mas principalmente por termos sido lembrados com esse cuidado. A comunidade escolar e a sociedade ganham como um todo”, frisou.

Mais vacinados

Funcionários que não conseguiram comparecer na ação de hoje deverão solicitar um novo agendamento enviando e-mail para [email protected]. As novas datas serão marcadas a partir de segunda-feira (10) e serão informadas pelas equipes diretivas.

 Também a partir de segunda-feira a vacinação será estendida às redes estadual e privada. Os gestores dessas instituições deverão encaminhar para o e-mail [email protected], até amanhã, sexta-feira (7), uma declaração com a listagem de profissionais atuantes entre 40 e 59 anos, informando nome completo, data de nascimento, idade, CPF, função e tipo de vínculo. Após receber a lista, a SME encaminhará para as escolas a data e o horário agendado para receber a imunização, e elas deverão repassar a informação a suas equipes.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!