Servidor da Caixa Econômica Federal é acusado de vender dados de clientes para financeiras

Os clientes que faziam empréstimos tinham os dados vendidos

Um servidor da Caixa Econômica Federal (CEF) está sendo investigado por vender dados de clientes que realizavam empréstimos consignados. Na manhã desta quinta-feira (6) agentes da Polícia Federal (PF) cumpriram mandados de busca e apreensão na casa dele, em Porto Alegre.

Leia mais notícias de polícia

A investigação apurou que, pelo menos, 127 pessoas tiveram as informações vendidas para uma financeira de Porto Alegre. As vítimas são do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Amazonas.

Segundo a PF, a CEF teve prejuízos como redução da carteira de crédito e consequente perda de faturamento, já que a instituição teria deixado de receber valores dos empréstimos que seriam feitos pelos clientes. Ainda de acordo com os policiais, as 127 vítimas que tiveram os dados repassados para a financeira correm o risco de ver as informações pessoais caírem nas mãos de criminosos que aplicam golpes.

Além da casa do investigado, os policiais também cumpriram as ordens judiciais na financeira, na Rua dos Andradas, no Centro, e na residência do proprietário do estabelecimento, no bairro Alto Petrópolis.

A investigação continua. O objetivo é descobrir se há mais vítimas e se outras financeiras também compravam os dados.

Os nomes do funcionário, da empresa e do proprietário do local não foram divulgados. Os crimes investigados na chamada Operação Data Venditionis, quando foram apreendidos documentos e materiais de informática, são violação de sigilo funcional e corrupção ativa e passiva. O servidor foi afastado das funções e responde a processo administrativo na CEF.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!