Ex-deputado de Canoas, Marco Maia Ă© acusado de receber propina em obra da Trensurb

Ele foi indiciado pela PolĂ­cia Federal

A PolĂ­cia Federal indiciou o ex-deputado federal de Canoas, Marco Maia (PT), alĂ©m dos ex-ministros Eliseu Padilha (MDB) e Paulo Bernardo (PT). É mais um desdobramento da Operação Lava-Jato. Eles sĂŁo acusados de cobrar propina para a obra de extensĂŁo do trem de SĂŁo Leopoldo atĂ© Novo Hamburgo, em 2014.

Leia mais notĂ­cias de Canoas

O custo do prolongamento da via férrea foi de R$ 953 milhÔes. Conforme ex-executivos delatores da Odebrecht, que motivou a abertura do inquérito, Maia teria pedido 0,55% do valor do contrato para agilizar processos burocråticos.

Segundo apuração do Grupo de Investigação do grupo RBS (GDI), em reportagem publicada nesta sexta-feira (7), ele teria recebido R$ 1,6 milhĂŁo de 2009 atĂ© 2012. Nos documentos, os delatores o identificaram com o apelido de “Aliado”.

O caso era investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), mas foi enviado para a primeira instùncia jå que Maia, Padilha e Bernardo não tem mais foro privilegiado. Padilha, também segundo os delatores, teria pedido 1% por seu auxílio quando foi ministro dos Transportes.

Quem investiga o caso é o delegado Aldronei Pacheco Rodrigues, da Delegacia de Repressão à Corrupção e Crimes Financeiros da Polícia Federal do Rio Grande do Sul. Caso sejam condenados, podem pegar de dois a 12 anos de prisão.

A reportagem de AgĂȘncia GBC tenta contato com a defesa do ex-deputado, mas ainda nĂŁo obteve retorno.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!