Tá procurando emprego na pandemia? Especialista ajuda na preparação

As dicas também podem ajudar quem está trabalhando em casa.

A especialista em desenvolvimento humano Sheron Dalcin trouxe dicas para os leitores da Agência GBC sobre como se preparar para uma entrevista de emprego online. Ela é graduada em pedagogia empresarial, pós-graduada em gestão de pessoas e cursa psicologia. Há mais de 10 anos atua em órgãos públicos e privados.

– Parece fácil de programar para uma entrevista online, e é, só não deixe para a última hora;

– Tenha em mente, que realiza a entrevista terá condições de analisar se você se programou ou fez no improviso;

– Verifique o sinal da sua internet;

– Procure saber qual ferramenta será utilizada: meet, zoom, teams;

– Faça o teste do áudio/vídeo, analise se é melhor utilizar o fone ouvido e não esqueça de conferir a câmera. Vale lembrar de carregar a bateria do note ou celular;

– Se você optou por utilizar o celular, use a criatividade para deixá-lo fixo ao invés de ficar segurando, além de você cansar, poderá ter interferências, pois geralmente gesticulamos quando falamos;

– Atenção para roupa e postura, não precisa exagerar na “beca”, mas não utilize a camiseta de andar em casa, parecendo um pijama… Postura pode ser observada mesmo pelo vídeo. Aproveito para relatar: já fiz entrevista onde o candidato estava praticamente deitado no sofá.

– Olhe pra câmera! Simmm, isso mesmo!

Dica: pegue a janela do programa e diminua ela, faça um quadrado pequeno, e coloque embaixo da câmera.

– Organize o que deseja falar sobre suas experiências, quais suas realizações? É importante ter foco para falar sobre suas experiências, conquistas e resultados relevantes de forma cronológica ou voltada à vaga em questão.

– Se estou participando de uma seleção para Vendas, foque nos resultados obtidos na área comercial, e questione o entrevistador se tem interesse em saber de outras experiências.

– Converse de forma natural! Sabemos que não é fácil fazer uma entrevista e online pode parecer distante, né… mas, seja você! Não fique só na pergunta e resposta, seja entusiasmado ao falar das suas vivências.

Sheron atua com orientação de currículo, análise de LinkedIn, processos seletivos, recolocação profissional e estruturação de RH, ela se orgulha com a diferença que enxerga na vida de seus clientes.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!