Vereadores querem botão do pânico nas escolas de Esteio

Implantação ainda depende da análise do prefeito.

Bruno Lara | [email protected]

Um anteprojeto de lei foi aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores de Esteio pedindo a instalação de um sistema de “botão do pânico” nas escolas na terça-feira (11). A proposta, do vereador Francisco Alves (PL), surge depois que um jovem atacou uma creche no município de Saudades, em Santa Catarina, matando duas funcionárias e três crianças de menos de dois anos.

Leia mais notícias de ESTEIO

Se for de fato implementado, a ideia é que o equipamento conte com um alerta sonoro nas instituições e um sistema de alarme acionado simultaneamente na sala de operações da Guarda Municipal e na Brigada Militar. Um sistema muito semelhante ao de dispositivos já utilizados por agências bancárias, que deve ser fixado em locais de grande visibilidade nas escolas. Conforme descrito na proposição, a Secretaria Municipal de Segurança Pública fica como responsável por criar as condições técnicas para o funcionamento do mecanismo.

Segundo o parlamentar, as escolas da cidade estão vulneráveis. “Considerando que as escolas de Esteio não possuem protocolos de segurança em casos de violência extrema e considerando o caso ocorrido na escola infantil, em Saudades, oeste de Santa Catarina, resultando na morte de cinco pessoas”, argumenta Francisco.

A proposta segue agora para apreciação do poder Executivo e para tornar-se lei precisa ser devolvido ao Legislativo, na forma de projeto e, posteriormente, ser novamente avalizado pela maioria dos vereadores.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!