Bolsonaro prepara decreto para proibir que redes sociais apaguem postagens

Além disso, de acordo com o presidente, nem apagar perfis os administradores das redes sociais vão poder sem ordem judicial

Um decreto que vem sendo preparado pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pretende proibir as redes sociais de excluir postagens e suspender perfis se nĂŁo houver ordem judicial.

Segundo a colunista Josette Goulart, do Radar EconĂŽmico da revista Veja, a justificativa dos ministĂ©rios Ă© de que se o provedor nĂŁo pode ser responsabilizado pelo conteĂșdo divulgado na plataforma, tambĂ©m nĂŁo tem autoridade para retirĂĄ-lo com base nos termos de uso. A minuta prevĂȘ exceçÔes para nudez, apologia Ă s drogas e outros crimes.

A minuta do decreto, segundo a revista, tambĂ©m transfere a responsabilidade de fiscalização, que hoje Ă© da AgĂȘncia Nacional de TelecomunicaçÔes (Anatel) e da Secretaria de Direito do Consumidor, para o MinistĂ©rio do Turismo, que tĂȘm sob seu guarda-chuva a Secretaria Nacional de Direitos Autorais e Propriedade Intelectual.

Ainda segundo a coluna, o novo decreto serviria para proteger o presidente de ter mais posts apagados das redes sociais ou até ser excluído das redes, como ocorreu nos Estados Unidos com o ex-presidente Donald Trump.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!