18.9 C
Canoas
26 de julho de 2024

“Essa é uma corrida em que todos ganham”, diz Leite ao anunciar vacina para toda população adulta

O governador anunciou que todos acima de 18 anos serão vacinados até setembro

O governador Eduardo Leite (PSDB) anunciou na última sexta-feira (4) que toda população gaúcha maior de 18 anos terá recebido a primeira dose da vacina até o fim de setembro. O cronograma é baseado na perspectiva de que o Estado receberá cerca de 2 milhões de doses ainda em junho e lotes semelhantes nos próximos meses.

Leia mais notícias de coronavírus

Leite comentou que como há diferenças no intervalo entre a primeira e a segunda dose, de acordo com as fabricantes dos imunizantes, os meses de outubro e novembro serão marcados pelas aplicações da segunda etapa da vacinação. “Essa é uma corrida em que todos ganham, e, no Rio Grande do Sul, a gente continuará trabalhando para proteger sempre a nossa população”, disse o governador em vídeo divulgado nas redes sociais.

De acordo com a secretária da Saúde, Arita Bergmann, o governo tem expectativa de que o Ministério da Saúde seja regular no envio das remessas e cumpra o calendário anunciado. “Estamos mobilizados para continuar na distribuição ágil de todas as remessas, e os municípios seguem comprometidos de que não podemos deixar doses paradas nos postos, dinâmica que nos permite estar sempre no topo do ranking da vacinação no país. É fundamental que possamos cumprir esse cronograma para protegermos a população”, afirma Arita Bergmann.

Para o presidente do Conselho das Secretarias Municipais da Saúde (Cosems/RS), Maicon Lemos, o avanço da imunização no Estado será capaz de reduzir os casos graves da doença e impactar nas taxas de ocupação de leitos de UTI e enfermaria da rede de saúde, que atingem índices preocupantes. “Se garantidas as entregas de vacinas, os municípios gaúchos estão prontos para continuar imunizando em ritmo acelerado”, afirma Lemos.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!