Prefeitura de Canoas começa obras para reabrir antiga UPA do Idoso

A reabertura da antiga UPA do Idoso no bairro Rio Branco deve acontecer nas próximas semanas. A Prefeitura de Canoas está fazendo a reforma do prédio, que abriga atualmente a UBS Imaculada. Em função das obras, a partir da próxima segunda-feira (14), os pacientes que têm o local como UBS de referência passarão a ser atendidos em outras duas unidades de saúde. A Farmácia Básica Municipal permanecerá no local.

Leia mais notícias de Canoas

Parte dos usuários será atendida na UBS Pedro Luiz da Silveira (Rua Mauá, 1724), e a outra, na UBS Rio Branco (Rua Edgar Fritz Müller, 83), ambas no mesmo bairro. Para saber o novo local de atendimento, a população deverá entrar em contato com a Secretaria Municipal da Saúde, pelo WhatsApp (51) 3425-7623 – ZAP Saúde Canoas.

Obras

Para voltar a funcionar como UPA do Idoso, o prédio, localizado na Rua José de Alencar, passará por uma série de melhorias, que incluem a troca e impermeabilização de pisos, conserto do telhado e dos forros, reforma da rede elétrica e de instalações hidrossanitárias, pintura geral, construção de rampa de acessibilidade, recomposição de partes do revestimento de paredes, troca de esquadrias, remanejamento de divisões internas e troca de louças e metais. A reforma, iniciada em 4 de junho, terá o custo de R$ 74.880,21.

Compromisso assumido pela atual gestão, o retorno do serviço para o bairro atende a reivindicação dos moradores, uma vez que a cidade não conta mais com uma unidade de pronto atendimento exclusiva para a população com mais de 60 anos. A antiga UPA, após ser transferida para a região central da cidade, em 2018, deu lugar a uma clínica, onde é necessário marcar horário para consultas e outros procedimentos. 

O objetivo é qualificar a assistência para esse público, em um serviço que ofereça atendimento clínico e de emergência, com acolhimento especial e a presença de uma equipe multidisciplinar. Canoas foi o primeiro município brasileiro a contar com uma unidade de pronto atendimento exclusiva para idosos.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!