Reforma política é discutida em Canoas; vice-prefeito se filia ao Avante

Presidente nacional do partido esteve na cidade.

O presidente nacional do Avante, Deputado Federal Luis Tibé, esteve na tarde desta quinta-feira (10) na Prefeitura de Canoas. Ele está na cidade para participar do ato de filiação do vice-prefeito de Canoas, Nedy de Vargas Marques, e também para discutir a Reforma das Eleições, comissão que preside na Câmara Federal.

Leia mais notícias de CANOAS

Sob o comando de Anderson Dorneles, o Avante do Rio Grande do Sul segue firme no propósito de fortalecer e reforçar os quadros do partido no Estado. Nedy deve ser peça importante no futuro da sigla para as eleições de 2022.

O Avante é parceiro de Jairo Jorge desde a última campanha para eleição majoritária em Canoas. “Sou muito grato ao Tibé por ter olhado pra Canoas e nos apoiado”, reforça Jairo Jorge.

Anderson tem sido um dos responsáveis pela articulação das agendas do prefeito em Brasília, na busca de recursos para realização de melhorias na cidade. “É um orgulho muito grande para o Avante o ingresso do Dr. Nedy. Um grande quadro de um município pelo qual tenho imenso carinho e tenho trabalhado muito. Canoas é fundamental para o Rio Grande do Sul e, logo, para o partido também”, enfatiza Anderson.

Reforma das Eleições

Na prática, Tibé acredita que a discussão do distritão deve seguir adiante. Em sua opinião, isso é preocupante e significa uma mudança radical que passa de eleição proporcional para majoritária. “A gente não sabe o resultado disso, mas como o prazo é curto, precisamos acelerar”, enfatiza.

São muitos os modelos em discussão. Sua análise é que talvez não seja o melhor momento, uma vez que o próximo pleito está próximo. “A gente não vai entregar reforma dos sonhos, sistema perfeito, mas vamos avançando”, avalia.

O maior avanço, na avaliação do parlamentar, será no aumento da participação da mulher. Na lista de sugestões, está a presença obrigatória de 15% de mulheres por partido dentro do Congresso Nacional. “Nesse exemplo, de 15 cadeiras e são eleitos 10 homens, o menos votado terá que dar a cadeira para uma candidata do mesmo partido”, revela.

O limite de gastos na campanha vai aumentar para que a disputa seja mais equilibrada. “Estamos discutindo formatos para ter uma participação efetiva da mulher no congresso”, defende.

O prefeito Jairo Jorge aproveitou para reforçar a importância deste tipo de debate e agradecer ao deputado por trazer a pauta para o município. “É muito importante essa discussão para que a democracia seja fortalecida”, pontua Jairo.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!