Prefeitura de Canoas limpa valão para evitar alagamentos

Além dos alagamentos, a limpeza segundo a prefeitura, também acaba com focos de mosquito

Três escavadeiras realizam a limpeza na vala do Dique do Gravataí, junto à Vila João de Barro, no bairro Niterói. O trabalho, iniciado em 28 de maio, deve seguir até o final deste mês. “Vamos limpar e dragar cerca de um quilômetro de extensão nos próximos dias”, informa o gestor das oito Casas de Bombas de Canoas, José Farias. Vegetação, areia, lama e lixo depositado irregularmente, como pedaços de móveis, plásticos, entre outros objetos, são retirados da vala.

Leia mais notícias de Canoas

Além da limpeza da vala, a Secretaria Municipal de Obras realizou a retirada da vegetação que tomava conta da Rua Gravataí e colaborava para focos de mosquito. O manobrista Luiz Parise, 66 anos, que reside na rua vizinha à vala, destaca que a limpeza vai ajudar muito na redução dos mosquitos. “A gente fica preocupado com a dengue. Essa limpeza na Rua Gravataí e na vala está sendo fundamental”, completa seu Luiz.

Moradora da João de Barro, a vendedora Sandra Lima, 57 anos, está feliz com a limpeza. “Procuramos cuidar a nossa área. Em frente da minha casa não deixo ninguém depositar lixo na vala. Mas, infelizmente alguns vizinhos não cuidam”, comenta. A Prefeitura procura alertar a população para evitar que o lixo descartado irregularmente dificulte o escoamento das águas.

“O trabalho de prevenção permite um escoamento mais rápido das águas pluviais (águas das chuvas), que garante mais eficiência no trabalho das Casas de Bombas”, frisa o secretário-adjunto, Marco Oliveira. Ele ainda explica que a dragagem é feita no período com o nível das águas mais baixo para melhor identificação dos pontos que precisam das limpeza.

Sistema de Proteção a Cheias

* Canoas possui um Sistema de Proteção a Cheias composto por canais de macrodrenagem, através dos quais a água da chuva é escoada. Oito Casas de Bombas, protegidas por diques, fazem parte desse sistema;

* Em dias de muita chuva, para evitar alagamentos, a água é puxada pela força das bombas para o lado externo dos diques, acabando com o acúmulo de água em pontos da cidade.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!